A candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Matosinhos Carla Silva está focada em aumentar substancialmente a oferta de habitação pública a custos controlados contendo, assim, a especulação.

A bloquista, que dedicou a manhã a uma ação no rio Leça, referiu à Lusa querer controlar a especulação existente nos custos da habitação para, desta forma, permitir à classe média a compra de casa a preços comportáveis.

Ainda em matéria de habitação, a candidata quer eliminar as listas de espera da MatosinhosHabit, empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional, atribuindo alojamento digno a quem não tem possibilidades económicas para tal.

Alargar o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, fazendo uma avaliação mais rigorosa da situação de cada cidadão, e criar mecanismos de intervenção em habitações de famílias em carência económica para garantir a eficiência energética dos edifícios são outras das propostas da candidata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente deputada do BE na Assembleia Municipal de Matosinhos, Carla Silva quer também regular o alojamento local e turístico, contemplando zonas de contenção e dispersão, e manter a proposta da existência de quotas de 25% de habitação acessível ou condicionada em novas construções, de acordo com os princípios da Lei de Bases da Habitação.

Requalificar as “ilhas” existentes no concelho, permitindo a melhoria das condições de habitação dos seus residentes e facilitando a integração destes fogos no tecido urbano, faz igualmente parte da lista de prioridades da cabeça de lista do BE à Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto.

Carla Silva reclamou também a existência de “bolsas” específicas e de edificado adaptado para responder às necessidades específicas dos moradores com deficiência.

“Importa assegurar, aqui em Matosinhos, que todos os cidadãos tenham um porto de abrigo condigno, a fim de se combater as desigualdades sociais”, frisou.

Na sua opinião, está na altura de se fazer um forte investimento em parque público de habitação, à semelhança do que ocorre noutros países europeus, quer para a população mais vulnerável, quer para a classe média que tem recorrido ao “dispendioso” crédito bancário.

Concorrem à Câmara Municipal de Matosinhos a atual presidente, Luísa Salgueiro (PS), José Pedro Rodrigues (CDU – coligação PCP/PEV), Bruno Pereira (coligação PSD/CDS-PP), Carla Silva (BE), Nuno Pires (PAN), Humberto Silva (Iniciativa Liberal), Isabel Pontes (Chega), Joaquim Jorge (independente) e António Parada (independente).

O atual executivo municipal, liderado por Luísa Salgueiro, é constituído por cinco eleitos pelo PS, dois pelo movimento “Narciso Miranda, por Matosinhos”, dois pelo movimento “António Parada, Sim!”, um do PSD e outro da CDU.