O candidato do PAN à Câmara Municipal de Matosinhos Nuno Pires defende a criação de um banco de leite materno no concelho, em cooperação com o hospital local, considerando tratar-se de uma “mais-valia” para muitas famílias.

O leite materno tem “imensas” vantagens para o bebé, sendo especialmente importante para bebés prematuros ou doentes, afirmou aos jornalistas, depois de uma manhã dedicada aos mercados biológicos e associações de recolha de animais.

Acompanhado pela porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, Nuno Pires salientou que dar a estes bebés leite materno aumenta as suas hipóteses de sobrevivência, evita infeções e permite um melhor desenvolvimento.

A título de exemplo, o candidato do PAN adiantou que os prematuros têm uma maior taxa de sobrevivência se alimentados com o leite materno ao invés do leite adaptado.

Este banco teria de ficar instalado no hospital, lugar “privilegiado” para a implementação do mesmo, dada a sua capacidade física e técnica, ressalvou.

Em termos de investimento, Nuno Pires salientou que é “perfeitamente razoável”, apontando para valores entre os 60 a 90 mil euros.

“Um banco de leite materno em Matosinhos iria apoiar imensas famílias que têm bebés que, por alguma razão, [as mães] não podem amamentar”, vincou.

Um banco de leite é um local refrigerado onde se guarda o leite materno, posteriormente pasteurizado, doado pelas mães.

Entre muitos outros projetos, Nuno Pires quer ainda que Matosinhos seja uma referência em questões ambientais, nomeadamente de mobilidade, e de consciencialização por parte do cidadão comum.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Promover uma mobilidade suave é também ajudar o comércio local, considerou, acrescentando que uma pessoa com carro compra nos grandes centros comerciais.

“Uma pessoa a pé ou de bicicleta olha para a montra, para e compra no comércio local”, considerou.

A juntar a isso, o candidato do PAN aponta a importância de existirem transportes públicos de qualidade para atrair mais pessoas.

Para Nuno Pires, os problemas do trânsito em Matosinhos não se resolvem com mais túneis ou mais vias, porque isso vai promover o uso cada vez maior do carro e o objetivo não é esse.

Concorrem à Câmara Municipal de Matosinhos a atual presidente, Luísa Salgueiro (PS), José Pedro Rodrigues (CDU – coligação PCP/PEV), Bruno Pereira (coligação PSD/CDS-PP), Carla Silva (BE), Nuno Pires (PAN), Humberto Silva (Iniciativa Liberal), Isabel Pontes (Chega), Joaquim Jorge (independente) e António Parada (independente).

O atual executivo municipal, liderado por Luísa Salgueiro, é constituído por cinco eleitos pelo PS, dois pelo movimento “Narciso Miranda, por Matosinhos”, dois pelo movimento “António Parada, Sim!”, um do PSD e outro da CDU.

Em 2017, com 36,36% dos votos, o PS teve de entender-se com a CDU para assegurar a governação da câmara, entregando pelouros ao vereador José Pedro Rodrigues.