O candidato da CDU à Câmara Municipal do Funchal, Edgar Silva, disse, esta sexta-feira, que PS e PSD sozinhos na vereação é “desastroso” e apontou a quebra do investimento público nas zonas altas e a especulação imobiliária como exemplos.

“Estes últimos quatro anos demonstraram que, a partir do momento em que o PS e o PSD ficaram sozinhos na câmara, significou algo desastroso para a cidade e para os cidadãos”, indicou o cabeça de lista da CDU numa ação de campanha que ocorreu no Largo do Miranda, em Santa Maria Maior.

O candidato relembrou ainda “os processos de especulação imobiliária que expulsaram milhares de pessoas do centro da cidade para as periferias e para fora do Funchal”.

Para o representante da CDU/Madeira, “o agravamento das desigualdades e agudização das injustiças sociais” está interligado com a presença exclusiva dos dois partidos, “que é o pior que pode acontecer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder da CDU (PCP/PEV) alertou para os problemas das zonas altas do concelho, que se devem a “falta de investimento público”, no sentido de garantir melhores condições e qualidade de vida para as populações.

“É sobretudo o problema da falta de investimento público, a desigualdade da distribuição dos dinheiros públicos cria situações de grande injustiça social, que se agravam, e de grandes desigualdades territoriais no concelho do Funchal”, afirmou.

As populações reivindicam para além do acesso aos transportes públicos, “a construção de acessibilidades que estão prometidas há muitos anos quer pelo PS, que pelo PSD, mas nunca se concretizaram”, avançou Edgar Silva.

O candidato comunista relembrou também que ainda há muitos locais onde os autocarros não chegam e as pessoas têm de atravessar tudo a pé, “quando facilmente se constrói acessos para facilitar o quotidiano dessas mesmas pessoas”.

A CDU concorre com listas próprias em todas as autarquias da Região Autónoma da Madeira, apresentado como cabeças de lista Edgar Silva (Funchal), Dírio Ramos (Santa Cruz), Marco Fernandes (Câmara de Lobos), Pedro Carvalho (Machico), Elisa Mendonça (Santana), António Baptista Monteiro (São Vicente), Paulo Jardim (Porto Moniz), Ferdinando Costa (Calheta), Cátia Rodrigues (Ponta do Sol), Marcelino Rodrigues (Ribeira Brava) e João Lizardo (Porto Santo).

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro concorrem à presidência da Câmara do Funchal, o principal e mais populoso concelho da Madeira, nove candidaturas – três de coligações e seis de partidos.

Os cabeças de lista são o atual presidente, Miguel Silva Gouveia, pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (PSD/CDS-PP), Edgar Silva (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS, BE, MPT, PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.