O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês chamou esta sexta-feira para consultas os seus embaixadores em Camberra e Washington, qualificando de ato de “gravidade excecional” a quebra pela Austrália do contrato para compra de 12 submarinos franceses.

“A pedido do Presidente da República, decidi chamar imediatamente a Paris para consultas os nossos dois embaixadores nos Estados Unidos e na Austrália”, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, em comunicado enviado às redações.

Esta decisão excecional é justificada pela gravidade excecional dos anúncios feitos pela Austrália e pelos Estados Unidos no dia 15 de setembro”, adiantou.

Acordo entre EUA e Reino Unido para dotar Austrália de submarinos nucleares afronta China e gera tensão em França: “É uma faca nas costas”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Camberra comprometeu-se em 2016 a comprar 12 submarinos à empresa francesa Naval Group por um valor de 34 mil milhões de euros, naquele que foi apelidado o “contrato do século”.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou o fim deste contrato, entregando a encomenda aos Estados Unidos.

Venda de submarinos nucleares dos EUA à Austrália secundariza Europa