O candidato da coligação “Amadora Contigo” (PPM/RIR), Henrique Tigo, quer melhorar as condições existentes nas feiras, nomeadamente na feira semanal da Brandoa, a maior do concelho, que visitou este domingo de manhã numa ação de campanha.

A feira da Brandoa, realizada semanalmente aos domingos na freguesia da Encosta do Sol, foi este domingo um ponto de encontro de diversas candidaturas que concorrem à presidência da Câmara Municipal da Amadora e se preparam para a última semana de campanha.

Uma das candidaturas presentes foi a da coligação “Amadora Contigo” (PPM/RIR), encabeçada por Henrique Tigo, que, acompanhado pelo presidente do Partido Popular Monárquico (PPM), Gonçalo da Câmara Pereira, andou de banca em banca a ouvir as queixas dos feirantes e prometendo dar melhores condições de trabalho.

“Vamos restruturar e reformular. Um dos nossos projetos é apoiar as feiras. Vamos dar condições para as pessoas trabalharem. As pessoas vivem disto. Existem famílias inteiras a trabalhar nisto”, afirmou o candidato á agência Lusa, enquanto distribua panfletos com algumas propostas eleitorais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Henrique Tigo direcionou as críticas, sobretudo, para o executivo da Junta de Freguesia da Encosta do Sol, a quem acusou de cobrar taxas para utilização e não dar “nada em troca”.

“Tivemos quase dois anos de pandemia, onde não pôde haver feira, mas em que as juntas trabalharam. Podiam ter arranjado isto. Não há casas de banho em condições, não há sítios em condições. Há um parque de estacionamento mal resolvido aqui”, exemplificou.

O cabeça de lista da “Amadora Contigo” reconheceu que as hipóteses de vitória nas eleições do dia 26 “são muito escassas”, mas mostrou-se satisfeito pela oportunidade de “denunciar o que está mal”.

“Nós candidatámo-nos para que a nossa voz fosse ouvida e para que as nossas ideias fossem divulgadas. E já chega de tantos anos sempre dos mesmos dois partidos no poder”, atestou.

Além de Henrique Tigo, concorrem à presidência da Câmara Municipal da Amadora (distrito de Lisboa) a atual presidente, Carla Tavares (PS), Suzana Garcia (PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR), António Borges (CDU), Deolinda Martin (BE), José Dias (Chega), Carlos Macedo (PAN), Gil Garcia (MAS) e Nuno Ataíde (IL)

O atual executivo é formado por sete eleitos do PS, dois da coligação Amadora Mais (PSD/CDS-PP), um da CDU (PCP/PEV) e um do BE.

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia estão marcadas para o dia 26 de setembro.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).