O cabeça de lista da CDU à Câmara da Guarda, Honorato Robalo, defendeu esta segunda-feira a criação de um plano estratégico regional na área da saúde, que promova, entre outros aspetos, a fixação de recursos humanos no interior.

Falta um plano estratégico regional e a sua génese podia ser no âmbito da CIM [comunidade intermunicipal] Beiras e Serra da Estrela. Confluindo aqui o Instituto Politécnico da Guarda, através da sua Escola Superior de Saúde, com formação de enfermeiros e outros profissionais de saúde com o polo aglutinador da Universidade da Beira Interior”, disse à agência Lusa Honorato Robalo.

O candidato da coligação que junta PCP e PEV, enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na Unidade Local de Saúde da Guarda, notou, no entanto, que para a criação do plano estratégico “é preciso que haja vontades”.

“E as vontades implicam que todos os autarcas confluam para o reforço de investimento na área formativa de recursos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”, defendeu Honorato Robalo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A formação de novos quadros na área da saúde na Beira Interior, enfatizou, destina-se “não à emigração, para exportarmos médicos e enfermeiros (…) mas sim para refundarmos o SNS [Serviço Nacional de Saúde], para ser um vetor de fixação de recursos diferenciados” naquele território.

O candidato da CDU à Câmara da Guarda, que também é dirigente sindical, recusa a municipalização da saúde, enquadrando-a, ao invés, na “exigência” de um processo de regionalização do país.

Outra “exigência clara” manifestada por Honorato Robalo prende-se com as extensões de saúde que foram encerradas em aldeias do concelho da Guarda ou que tiveram redução da oferta pública de cuidados de saúde, onde o candidato quer que seja alocado um enfermeiro de família e médico de família.

“Porque houve investimento do município na requalificação das extensões de saúde, desde Vila Fernando, a Videmonte, a Porto da Carne. No caso de Gonçalo também houve, mas felizmente aí conseguiu-se, por pressão dos eleitos da CDU na assembleia de freguesia, e as populações de Gonçalo e Seixo Amarelo já têm médico de família”, observou.

Outro tema “fundamental” do programa da CDU na Guarda relaciona-se com o direito à habitação, interligando-se aqui “políticas municipais com políticas nacionais”.

Queremos habitação condiga e com condições de habitabilidade. Estamos numa cidade fria, sem aquecimento e os problemas respiratórios e outros podem afetar a população mais idosa e mais carenciada”, afirmou.

Nas eleições marcadas para dia 26 de setembro concorrem à Câmara Municipal da Guarda, para além de Honorato Robalo, Sérgio Costa (independente), Pedro Narciso (CDS-PP), Jorge Mendes (BE), Francisco Dias (Chega), Luís Couto (PS) e Chaves Monteiro (PSD), atual presidente do município.