O cabeça de lista da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Luís Quental, admitiu esta segunda-feira eventuais parcerias com a Associação Arrisca, visando a criação de espaços para que o organismo possa desenvolver o combate às toxicodependências.

Luís Quental, que se reuniu esta segunda-feira com a direção da associação, afirmou que a sua candidatura “revê-se no projeto de inclusão e combate às toxicodependências que a Arrisca tem feito em prol daqueles que têm estes problemas”, um “grave problema de saúde mental”.

O candidato da IL propõe, se for eleito presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, desenvolver parcerias com a Arrisca, visando a criação de espaços para que o organismo possa “desenvolver o combate às toxicodependências e promover a inclusão, devido à dimensão do problema no concelho de Ponta Delgada”.

Luís Quental, no arranque da semana final de campanha eleitoral, esteve ainda com a Casa do Povo do Livramento, tendo manifestado disponibilidade para apoiar os idosos e as crianças apoiados pela instituição, através da realização de parcerias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A freguesia do Livramento, a par de São Roque, tem vindo a sofrer pressão urbanística devido à sua localização geográfica, junto à costa sul do concelho de Ponta Delgada, por via do turismo.

O candidato considera que as casas do povo são “os olhos dos problemas sociais e, nomeadamente, da questão da habitação, que se tem vivido nessas freguesias”, podendo contar com a IL, na Câmara Municipal de Ponta Delgada, para “correção de assimetrias que possam existir”.

São candidatos à Câmara de Ponta Delgada Pedro Nascimento Cabral (PSD), André Viveiros (PS), Vera Pires (BE), Luís Miguel Quental (IL), Luís Franco (Chega), Rui Teixeira (CDU) e Dinarte Pimentel (PAN).

O município é composto por 24 freguesias: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%). O BE teve 2,06%, o PAN 1,80%, a CDU 1,05% e a coligação CDS-PP/PPM 0,95%.

Em 11 eleições autárquicas livres, o PSD presidiu quase sempre à Câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993.

As eleições autárquicas estão agendadas para domingo.