O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Castelo Branco, João Belém, afirmou esta segunda-feira que a saúde é um dos principais focos do seu projeto autárquico e que quer médicos em permanência nas freguesias.

“Comigo vai haver um médico em todas as freguesias. Mas o médico não é para só lá ir uma vez. É para lá estar mais permanentemente. Médicos, psicólogos, fisioterapeutas, psiquiatras, toda uma equipa multidisciplinar que é preciso para dar apoio aos idosos que lá estão [nas freguesias]”, afirmou à agência Lusa, João Belém, durante uma ação de rua, que passou também pelo Mercado Municipal de Castelo Branco.

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM referiu que a saúde “é um dos focos principais” do seu projeto autárquico.

“Nós queremos criar condições às pessoas que cá estão [no concelho] e aqueles que hão de vir. Isto para as pessoas sentirem que há qualidade de vida. Ao mesmo tempo, dá uma garantia de condições de segurança, a nível da saúde, para as pessoas sentirem que estão ali apoiadas e que podem ali desenvolver a sua atividade”, sustentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para isso, João Belém sublinha que é preciso haver um “apoio muito claro” ao nível da saúde.

“Temos de ter uma parceria com a ULS [Unidade Local de Saúde] e ver até onde a autarquia pode ajudar em todo um trabalho de retenção de médicos e de valências do hospital [Hospital Amato Lusitano] que convém não perder, para que as pessoas quando tem os seus problemas, não tenham que sair de Castelo Branco e ir para fora”, vincou.

Além disso, quer criar condições nas freguesias para a existência de equipas multidisciplinares.

O candidato realça ainda a importância dos centros de saúde para o concelho de Castelo Branco e entende que, caso haja necessidade, devem ser construídas novas infraestruturas.

“O problema dos centros de saúde e fulcral, não só ao nível do seu horário de funcionamento, mas pode ser necessário abrir mais centros de saúde, nomeadamente, naquelas freguesias mais populosas (Alcains, Cebolais ou outras). Se houver necessidade, vamos fazer todo o esforço e vamos fazer projetos, sempre em parceria com as entidades de saúde para isso suceder”, sublinhou.

João Belém voltou ainda a alertar para “a falta de condições” do Mercado Municipal de Castelo Branco, “que se está a esvaziar”.

“Era um ponto de encontro onde fervilhava toda uma população, quer de Castelo Branco, quer das freguesias todas, a vender os seus produtos. Agora não há condições. É preciso trabalhar na climatização fundamentalmente e gerar condições para as pessoas estarem bem. Também é triste ver uma data de lojas que estão desertas”, frisou.

Por isso, defende a criação de incentivos para as pessoas regressarem ao mercado: “Temos que reativar todo o mercado”.

Na corrida à presidência da autarquia estão Leopoldo Rodrigues (PS), Luís Correia (MI — Sempre — Movimento Independente), João Belém (PSD/CDS/PPM), Rui Paulo Sousa (Chega), Rui Amaro Alves (MPT — Partido da Terra), Felicidade Alves (CDU) e Margarida Paredes (BE).