O líder nacional do CDS-PP assegurou esta segunda-feira estar convicto de que o centro-direita vai ter no domingo um “bom resultado” eleitoral na Madeira e alertou para o perigo das maiorias absolutas de uma só força política.

“Estou convencido de que, na Região Autónoma da Madeira, o centro-direita vai ter um bom resultado eleitoral. Vai conseguir conquistar câmaras ao PS, vai aumentar o seu score e vai ter mais mandatos, a começar no Funchal”, declarou Francisco Rodrigues dos Santos numa ação de campanha eleitoral junto ao mercado de Câmara de Lobos, neste arquipélago.

O dirigente centrista argumentou que a sua convicção se baseia no facto de entender que “os madeirenses sabem e reconhecem o trabalho extraordinário que este Governo Regional [de coligação PSD/CDS] tem feito ao longo dos últimos anos, nomeadamente na resposta que deu à crise sanitária durante a pandemia” da Covid-19.

O responsável do CDS-PP salientou que a atuação governativa na Madeira “foi um exemplo nacional”, mencionando o modelo do apoio direto às empresas, o que, salientou, “permitiu que a contração da economia fosse rapidamente recuperada, a um rimo mais elevado do que no continente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Francisco Rodrigues dos Santos alertou também que “as maiorias absolutas de um só partido normalmente convertem-se em arrogância e vaidade absolutas”.

Apontou que o partido concorre em todos os concelhos da região, sendo que em três é com listas próprias, nomeadamente, Câmara de Lobos, Santana (o único governado pelo CDS no arquipélago) e Calheta, que foram os que decidiu visitar nesta deslocação à Madeira.

Questionado sobre a razão de não fazer campanha no Funchal, o concelho mais populoso da Madeira, em que o CDS concorre coligado com o PSD, explicou ser impossível estar fisicamente em todos os 308 concelhos do país.

Complementou que sendo presidente do CDS-PP e “tendo margem curta” nesta visita à região “devia dar prioridade aos concelhos em que o partido lidera essas mesmas candidaturas, sem desprimor para qualquer um dos outros”, realçando que não conseguirá estar “em todos os concelhos com listas próprias no continente e Açores”.

O líder nacional do CDS-PP manifestou o seu apoio ao cabeça de lista do partido em Câmara de Lobos, Amílcar Figueira, que é o vereador centrista da atual vereação deste concelho, que sempre foi governado pelo PSD.

“Acreditamos num melhor resultado possível para o CDS, apresentamos um excelente candidato, que foi batizado ‘verador do povo’ pelos seus concidadãos pelo serviço que tem nos últimos quatro anos no município”, declarou.

Ainda acentuou que o partido apresenta “um bom programa, que procura responder às chagas do concelho de Câmara de Lobos, nomeadamente, mais emprego, mais acesso à habitação, mais defesa das famílias pobres, uma maior aposta no turismo, mais captação de investimento e mais promoção das tradições e cultura locais”.

Francisco Rodrigues dos Santos, acompanhado pelo secretário da Economia e Transportes Terrestres, Rui Barreto, e do candidato, Amílcar Gouveia, contactou com os residentes de Câmara de Lobos nas esplanadas junto ao mercado da cidade, visitou o centro e o cais, na baía conhecida pelo colorido dos seus barcos, os xavelhas, e que foi pintada pelo antigo primeiro-ministro britânico, Wiston Churchill.

A visita do líder do CDS-PP à Madeira no âmbito da campanha para as eleições Autárquicas que se realizam no próximo domingo, 26 de setembro, termina esta segunda-feira, depois de uma visita ao concelho de Santana, no norte da ilha.