O cabeça de lista do BE à Câmara de Leiria nestas autárquicas acusou esta terça-feira o executivo municipal e a Segurança Social (SS) de apoiarem a manutenção de um edifício que acolhe sem condições de habitabilidade várias pessoas na cidade.

“Isto é completamente desumano”, disse Luís Miguel Silva, após a visita ao prédio de dois andares no centro de Leiria.

“Há pessoas a dormir no vão de escada; o cheiro a urina sente-se no prédio todo; vimos cabos caídos; há letreiros na porta da casa de banho a dizer os dias e horários a que há acesso a banho quente! Há uma máquina de lavar roupa que apenas pode lavar uma vez por mês, está fechada a cadeado. É surreal”, exclamou, avisando os jornalistas: “Provavelmente vamos apanhar pulgas”.

Para o candidato, há “conivência da SS para com o enriquecimento — tudo aparenta que ilícito –, à conta da desgraça dos outros: a SS paga rendas a este privado e apoia esta condição indigna de habitação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Rita Vieira, n.º 2 da lista, acrescentou que a situação persiste há pelo menos sete anos e há IPSS e ONG que sabem do problema. “Pelo menos três destas organizações fazem parte dos Conselhos Locais de Ação Social, um órgão da Câmara; antes de nós, estiveram cá técnicas [do município] que disseram que a Câmara não tinha conhecimento disto. Como é possível, se existem estas reuniões?”.

A candidata do Bloco de Esquerda (BE) afirma que há situações semelhantes em Leiria e nas freguesias.

“Existe medo de denunciar estes privados. Ninguém quer falar sobre isto. São casos sociais, a maior parte destas pessoas recebe apoios sociais. Estas pessoas estão a pagar rendas de 100 ou 140 euros para viver num vão de escada, atrás de armários ou num quarto minúsculo”, lamentou.

Luís Miguel Silva revoltou-se com o desconhecimento do município, questionando a Estratégia Local de Habitação de Leiria (ELHL), aprovada este ano.

“Este plano [ELHL] está a espelhar a realidade das necessidades e carências habitacionais da população leirienses?”.

Se o BE fosse poder em Leiria, o município iria “ter posse administrativa do imóvel ou adquirir outro para reconstruir e criar condições de habitação a estas pessoas”, prometeu.

“Não compactuaria com uma proprietária que enriquece à conta da desgraça destas pessoas. Fiz voluntariado no Quénia e com refugiados em Atenas e nunca vi condições destas numa cidade. Uma cidade capital de distrito não pode ter condições de habitação como esta”, concluiu.

Entretanto, o BE questionou esta quarta-feira o ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre o edifício em Leiria, apresentando um conjunto de questões na Assembleia da República.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas marcadas para dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Álvaro Madureira (PSD), Fábio Joaquim Seguro (CDS-PP), Filipe Honório (Livre), Luís Miguel Silva (BE), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Pedro Machado (PAN) e Sérgio Silva (CDU).