A candidata do PTP à presidência da Câmara do Funchal, Raquel Coelho, disse esta terça-feira que a sua equipa conta com pessoas que sempre lutaram contra os “interesses que estão a parasitar os cofres da região autónoma”.

“O que nós queremos é, de facto, pessoas que defendam o Funchal e é com muita honra, com muita satisfação, que o Partido Trabalhista Português tem ex-vereadores, como o caso do senhor Gil Canha e do enfermeiro Edgar Silva nesta lista à Câmara Municipal do Funchal”, afirmou, numa iniciativa de campanha em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Gil Canha foi vereador do Urbanismo e Infraestruturas Públicas e Edgar Silva vereador da Área Social no executivo camarário liderado pela coligação Mudança (PS/BE/PND/MPT/PTP/PAN), que derrotou o PSD nas eleições autárquicas de 2013.

No entanto, abandonaram os cargos oito meses após a tomada de posse, em maio de 2014, na sequência de divergências com o presidente do executivo, então liderado pelo atual líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O objetivo de apoiar a candidatura da Raquel [Coelho] é permitir que as pessoas tenham uma voz que as defenda na Câmara Municipal do Funchal”, disse Gil Canha, que foi eleito vereador da coligação Mudança pelo PND.

E reforçou: “Se nós continuarmos a votar nos partidos do sistema, daqui a dias, para tirarmos uma simples licença de obras, temos de ir com o senhor Avelino, à Calheta, ou ao Largo dos Varadouros, com o Grupo Sousa”.

Gil Canha referia-se ao empresário madeirense, natural do concelho da Calheta, Avelino Farinha, presidente do Grupo AFA, um dos maiores da região autónoma, a par com o Grupo Sousa.

“A Raquel é uma pessoa de mérito, não precisa da política para viver, tem a sua profissão, nunca se deixou vender aos grupos económicos, manteve sempre uma palavra na Assembleia Municipal contra dos grandes interesses”, sublinhou o antigo vereador do PND.

A candidata do PTP realçou, por seu lado, que a lista do partido à Câmara Municipal do Funchal é “determinada e corajosa”.

“Conta com pessoas com historial de luta contra o jardinismo [período dos governos de Alberto João Jardim], um historial de luta contra os interesses que estão a parasitar os cofres da região e também o dinheiro da autarquia do Funchal”, afirmou.

Na corrida eleitoral de domingo no Funchal concorrem Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança — PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (coligação Funchal Sempre à Frente — PSD/CDS-PP), Edgar Silva (Coligação Democrática Unitária — PCP/PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.