O candidato do partido Chega à presidência da Câmara Municipal da Sertã, Marco Santos, disse esta terça-feira à Lusa que concorre para “fazer mais e melhor” pelo concelho, com propostas para “combater a desertificação”, o “compadrio e a corrupção”.

Em declarações à Lusa, o empresário, 44 anos, disse que “uma das bandeiras” dos membros do Chega na Sertã, no distrito de Castelo Branco, é serem “pioneiros na implementação de estratégias anticorrupção”, e que concorre como cabeça de lista com uma estratégia de “combate à corrupção, ao compadrio e ao trafico de influências através de medidas que permitam a total transparência e o controle nos procedimentos administrativos relacionados com todas as despesas do município”.

Marco Paulo Santos, natural e residente na Sertã, disse ainda estar preocupado com uma “política de desinvestimento no interior por parte do Governo central que dura há décadas”, afirmando que “tal situação tem de reverter, sob pena de uma morte anunciada”.

Segundo militante do Chega, “os últimos Censos são preocupantes para o interior”: no caso especifico da Sertã, “o concelho perdeu 1.132 habitantes na última década e está, pela primeira vez, abaixo dos 15.000 habitantes”. Há, referiu, “uma média de 100 jovens por ano que vão estudar fora e não voltam”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como medidas prioritárias para a fixação de pessoas, Marco Santos defendeu a “criação de emprego, assistência à terceira idade, e a criação de um centro de saúde com mais meios técnicos e humanos”, a par do aproveitamento do potencial do “turismo inserido na natureza, a melhoria das acessibilidades e a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)”.

Com o lema “Chega! Faremos o que ainda não foi feito — porque falta fazer ainda tanta coisa”, o partido concorre ainda com a estudante Cátia Pinto, 22 anos, à presidência da Assembleia Municipal da Sertã, e às Assembleias de Freguesia da Sertã, com Pedro Jesus, encarregado de produção, 43 anos, e à Assembleia de Freguesias Unidas de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, com Ricardo Sequeira, carpinteiro, 45 anos.

Além de Marco Santos, candidatam-se no domingo à Câmara Municipal da Sertã Carlos Miranda, pelo PS, Ema Gomes, pela CDU, Paulo Farinha Luís, pelo PSD, e António Manuel Coelho, pelo BE.

Nas anteriores eleições autárquicas, o PSD elegeu cinco elementos para o executivo e o PS dois.