O candidato da CDU à presidência da Câmara de Ponta Delgada, Rui Teixeira, afirmou esta terça-feira que a realidade ambiental no concelho “é insustentável”, desde “a recolha e tratamento dos resíduos aos valores incomportáveis” da fatura da água.

Numa ação de campanha na vila das Capelas, o candidato afirmou à agência Lusa que a política ambiental da Câmara “tem-se mostrado errada e incapaz de dar resposta às necessidades dos munícipes”.

“Para a CDU, muito há a alterar, desde a recolha e tratamento dos resíduos aos valores incomportáveis que os cidadãos pagam na fatura da água”, sustentou Rui Teixeira.

O candidato realçou a necessidade de promover boas práticas, considerando “inaceitável que não se beneficie quem apresenta bons comportamentos ambientais” e “tratando por igual quem se preocupa em separar o lixo e quem não o faz”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A CDU considera que a política ambiental da Câmara não dá resposta às necessidades do concelho, nomeadamente do ponto de vista da recolha de lixo e reciclagem”, apontou o candidato da coligação PCP/PEV, para quem é preciso também “valorizar” as empresas que apostam em boas práticas ambientais.

Rui Teixeira defendeu que a contribuição das famílias e das empresas para a proteção do ambiente e para a redução da poluição “tem de ser reconhecida pela Câmara”, considerando que “isso pode ser feito através da redução das despesas que estas suportam”, nomeadamente “com a redução da fatura da água e resíduos, em função de percentis de reciclagem”.

O candidato apontou ainda que “a incineradora que vem sendo imposta” representa “a maior prova da falência da política ambiental da Câmara”.

Segundo o candidatado, “a atual realidade ambiental é insustentável, mas é possível revertê-la”, sustentando que “o concelho de Ponta Delgada precisa que a Câmara tenha uma aposta clara na política dos três R’s, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar”, indicou.

Paralelamente, preconizou o candidato, “a Câmara deve apostar na formação dos cidadãos, começando pelas crianças, atuando em conjunto com as escolas, contribuindo para a educação ambiental das famílias”

Os candidatos à Câmara de Ponta Delgada são Pedro Nascimento Cabral (PSD), André Viveiros (PS), Vera Pires (BE), Luís Miguel Quental (IL), Luís Franco (Chega), Rui Teixeira (CDU) e Dinarte Pimentel (PAN).

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%).

O BE teve 2,06%, o PAN 1,80%, a CDU 1,05% e a coligação CDS-PP/PPM 0,95%.

Em 11 eleições autárquicas livres, o PSD presidiu quase sempre à Câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993.

As eleições autárquicas estão marcadas para domingo.