O cabeça de lista da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, disse esta terça-feira que é necessário requalificar e introduzir maquinaria no cemitério da Conchada, de modo a auxiliar o trabalho dos funcionários.

O candidato, atual vereador, esteve esta terça-feira de manhã no cemitério da Conchada e referiu que em reunião de Câmara já tinha alertado para a “muita degradação” existente naquele espaço.

“Há algum tempo, nós próprios, numa visita que aqui fizemos, encontrámos livros com 100 anos, enfim, arrumados num local onde chove, por exemplo”, disse o candidato à agência Lusa.

Francisco Queirós alertou para as condições de trabalho dos funcionários da Câmara Municipal de Coimbra afetos ao cemitério e disse querer facilitar o seu trabalho, “com a introdução até de maquinaria que auxilie os próprios atos que eles têm de fazer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“De facto, para os munícipes de Coimbra, para os cidadãos de Coimbra, ter um cemitério em condições, algo que mexe com os sentimentos, com a religiosidade, com a espiritualidade das pessoas, com a sua ligação aos seus familiares, aos seus entes queridos, é fundamental”, acrescentou.

O cabeça de lista da CDU sublinhou que existem outros locais da Câmara Municipal que “carecem” de um conjunto de intervenções, nomeadamente a “sala de convívio e onde os funcionários tomam a refeição”.

Francisco Queirós referiu que na zona da Pedrulha estão um conjunto de serviços da Câmara e que os funcionários têm “péssimas condições de trabalho”.

“É fundamental que os trabalhadores tenham condições dignas de trabalho e isso, tantas e tantas vezes, faz-se de forma relativamente fácil, basta que haja vontade da Câmara, do executivo, e muitas vezes dos próprios dirigentes, e consegue-se melhorar condições de trabalho para quem aqui está”, sustentou.

O candidato referiu que uma das “primeiras preocupações” da CDU é dotar os serviços municipais de “meios adequados, quer em termos de infraestruturas, quer de equipamento”.

“Já tivemos oportunidade de falar sobre a enorme carência de equipamentos existentes nos Bombeiros Sapadores de Coimbra, onde é necessário fazer alguns investimentos, que são essenciais para a segurança das pessoas e para o conforto e segurança de quem lá trabalha”, concluiu.

Nas eleições de domingo concorrem à Câmara Municipal de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (Coimbra é Capital — PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).