O socialista Manuel Machado prometeu esta terça-feira criar uma rede pública de creches na cidade de Coimbra e alargar os horários dos jardins de infância para garantir aos pais locais onde deixarem os filhos.

“A linha estratégica programática que assumo é criar uma rede pública de creches em articulação com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e outros agentes empreendedores que queiram investir no setor”, disse o candidato à agência Lusa.

A medida foi esta terça-feira divulgada durante a apresentação do compromisso eleitoral do PS, no auditório do parque tecnológico iParque, numa sessão que contou com a participação do ministro do Planeamento, Nelson Sousa.

O candidato, que é simultaneamente presidente da Câmara e concorre ao terceiro mandato consecutivo, salientou que “atualmente faltam locais” para os pais deixarem as crianças que precisam de ir para a creche.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Articulada com esta medida, que passa pela instalação de creches em antigas escolas desativadas, Manuel Machado pretende alargar o horário dos jardins de infância para “conjugar as duas idades”.

“É importante que os pais possam trabalhar, cumprir o horário de trabalho, e ter um serviço de apoio a essas necessidades é de grande premência para ajudar os casais jovens, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também da sua tranquilidade no trabalho”, referiu.

Além da ação social escolar e combate à pobreza, o compromisso eleitoral socialista em Coimbra apresentado esta terça-feira como áreas prioritárias o emprego e atividade económica, a habitação, a requalificação da zona ribeirinha da cidade e a saúde e bem-estar.

No capítulo económico, Manuel Machado garantiu o avanço da segunda fase do iParque, com a criação e infraestrutura de novos lotes numa área de 12 hectares, a criação de novas áreas de acolhimento empresarial na Pedrulha e Cernache e o acolhimento de empresas inovadoras no centro da cidade.

O candidato reiterou também o compromisso de até 2026 lançar obras de construção e requalificação de habitações para mais de duas mil pessoas, num investimento de 60 milhões de euros.

A conclusão da requalificação da zona ribeirinha do rio Mondego, com a criação de um grande percurso verde e urbano entre a Mata da Geria e a Portela, incluindo a criação de um novo parque na margem esquerda, com marina e espaços de restauração, desporto e de lazer, foi outra das prioridades realçadas por Manuel Machado.

O seu programa eleitoral prevê ainda a candidatura de Coimbra a Cidade Europeia 2024.

A candidatura socialista anunciou ainda que o general Ramalho Eanes vai presidir à comissão de honra do PS em Coimbra, numa cerimónia agendada para quinta-feira às 16:30, na antiga igreja do Convento São Francisco.

“Este apoio do Presidente Ramalho Eanes e da Dra. Manuela Eanes honra muito a minha recandidatura — e honra também a cidade de Coimbra, da qual o primeiro Presidente da República eleito da democracia portuguesa é um amigo de longa data”, afirma Manuel Machado.

António Ramalho Eanes, de 86 anos, foi eleito Presidente da República em 1976, tendo sido reeleito para o cargo em finais de 1980. É atualmente membro do Conselho de Estado.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (Coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT).