O cabeça de lista do PAN à Câmara de Coimbra, Filipe Reis, defendeu esta terça-feira a deslocalização da prisão para fora do centro da cidade e o aproveitamento do espaço para residências universitárias.

“É um dos muitos casos em que toda a gente parece estar de acordo, mas depois não se faz. O Estabelecimento Prisional de Coimbra, até por questões de segurança, não faz sentido estar aqui”, afirmou Filipe Reis, que falava aos jornalistas numa ação de campanha no Jardim da Sereia.

Para o candidato, a prisão está num “espaço nobre”, fazendo sentido “mandar aqueles muros abaixo” e continuar o Jardim da Sereia até àquela zona, aproveitando o edificado para outros fins.

Uma das possibilidades, notou, seria a construção de “residências para estudantes universitários”.

“Sendo um espaço público e havendo um programa nacional de reconversão de edifícios da administração pública para residências universitárias, penso que faria todo o sentido e que esta é a altura”, frisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato visitou esta terça-feira o projeto que a Associação Nacional de Intervenção Precoce tem no Jardim da Sereia, onde promove oportunidades de aprendizagem de crianças de creche e jardim de infância, num contexto ao ar livre e de contacto com a natureza.

O projeto deveria ser mais apoiado e estendido ao resto do concelho, propôs, considerando “fundamental” iniciativas que promovam uma ligação entre as crianças e a natureza.

Em declarações aos jornalistas, Filipe Reis referiu ainda que a sua candidatura prevê também a criação de uma rede de creches municipais em Coimbra, bem como um aumento dos espaços verdes no concelho.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.