O candidato do PS à presidência da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, defendeu esta terça-feira um programa de reflorestação para o concelho para evitar os incêndios dos últimos anos e reafirmou a intenção de construir a barragem do Barbaído.

“Já dissemos várias vezes que temos a intenção de construir a barragem do Barbaído, no sentido de colmatar aquilo que podem ser as carências de água para consumo humano. Queremos também desenvolver um plano que consideramos ambicioso de reflorestação do concelho de Castelo Branco”, defendeu Leopoldo Rodrigues, antes de iniciar mais uma ação de campanha junto à Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

O socialista realçou que nos últimos anos registaram-se vários incêndios florestais que afetaram o território de Castelo Branco.

“Temos a perceção de que em muitas áreas do nosso território há pouca arborização. Pretendemos com os proprietários, associações de produtores florestais e ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] lançar um grande programa de arborização, no sentido de trazer mais verde para esta zona do país, concretamente para o concelho de Castelo Branco”, frisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Leopoldo Rodrigues lembrou ainda outras das suas áreas prioritárias, as empresas e o emprego.

“São uma das áreas prioritárias do nosso programa. Castelo Branco carece de novas e melhores empresas que tenham capacidade de empregar e pagar salários de qualidade. Continuamos focados naquilo que são os nossos projetos e aquilo que são as nossas linhas prioritárias para Castelo Branco. Como já disse, o emprego e a empregabilidade, as empresas e a sua dinamização”, sublinhou.

A questão da juventude é outro dos pontos que o cabeça de lista do PS quer dar relevo, caso vença as eleições de domingo.

“Temos uma ação muito forte e direcionada para os jovens e para as suas necessidades. Entendemos muito importante a sua fixação e, depois, a possibilidade de desenvolverem aqui a sua atividade profissional”, vincou.

A questão das rendas e da habitação a preços acessíveis é fundamental para Leopoldo Rodrigues, no sentido de criar condições para “fixar as pessoas e, no caso dos jovens, “para que possam trabalhar e viver aqui”.

A terceira idade merece também uma atenção especial no programa do candidato socialista. “Temos como grande objetivo completar a rede de estruturas residenciais nas nossas freguesias. Em Alcains, lançámos o grande projeto do centro de saúde, porque o atual é bastante limitado e uma das valências que pretendemos desenvolver é o apoio social e a hipótese de visitas ao domicílio a partir deste centro de saúde”, concluiu.

Na corrida à presidência da autarquia estão Leopoldo Rodrigues (PS), Luís Correia (MI — Sempre — Movimento Independente), João Belém (PSD/CDS/PPM), Rui Paulo Sousa (Chega), Rui Amaro Alves (MPT — Partido da Terra), Felicidade Alves (CDU) e Margarida Paredes (BE).