O candidato da CDU à presidência da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, mostrou-se esta quarta-feira confiante num “excelente resultado” nas eleições autárquicas de domingo e na renovação da maioria absoluta conquistada há oito anos.

“Estamos com grandes expectativas de não apenas ganhar, mas ter um excelente resultado […], manter a maioria absoluta e até, se possível, reforçar posições”, afirmou o cabeça de lista da coligação liderada pelo PCP.

Pinto de Sá, que falava à agência Lusa durante uma ação de campanha no centro histórico da cidade, afiançou que os candidatos da CDU estão a ter “uma excelente receção” e que até habituais eleitores de outros partidos já lhe prometeram o voto.

Lembrando que a CDU não dispõe, no atual mandato, de maioria absoluta na assembleia municipal, o candidato assinalou que tem “sempre procurado estabelecer um diálogo e os consensos possíveis, com ou sem maioria absoluta”, com os outros partidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se não houver maioria absoluta, pode haver o bloqueio de um conjunto de medidas que consideramos prioritárias e, se forem bloqueadas, não é possível avançar com elas”, avisou, contudo, prometendo “trabalhar” com o cenário escolhido pelos eleitores.

Nesta ação de campanha, realizada junto ao Teatro Garcia de Resende, Pinto de Sá entrou em estabelecimentos comerciais e contactou com transeuntes para ouvir “opiniões, críticas e sugestões”, e destacou a intervenção feita pela câmara nesta zona.

“Fizemos uma intervenção significativa na recuperação do teatro e do estacionamento que está atrás, [o que] veio trazer uma outra qualidade de vida e imagem urbana”, disse, notando que foi “um grande investimento” que era esperado “há muitos anos”.

O candidato considerou que os dois mandatos que leva como presidente deste município foram “oito anos difíceis”, devido à situação financeira da autarquia, mas sublinhou que foi possível “recuperar a câmara”.

“Houve áreas onde não foi possível dar o salto qualitativo que gostaríamos de ter dado, exatamente pela falta de dinheiro, mas, agora, estamos em melhores condições de poder ir mais longe”, vincou.

A habitação é “uma das grandes apostas” para o próximo mandato, adiantou Carlos Pinto de Sá, lembrando que a câmara dispõe de um Plano Local de Habitação e já assinou com o Governo um contrato no valor de 63 milhões de euros.

O apoio a 1.330 famílias, a construção de 200 novas casas, a reabilitação de 240 habitação e o apoio a proprietários na reabilitação de casas para arrendamento acessível são algumas das medidas previstas.

Nestas eleições, além de Pinto de Sá, estão na corrida à Câmara de Évora José Calixto (PS), Henrique Sim-Sim (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), Raul Rasga (BE), Florbela Fernandes (coligação formada por Nós, Cidadãos!/RIR) e Carlos Magno Magalhães (Chega).