O candidato do PAN à presidência da Câmara Municipal da Amadora, Carlos Macedo, quer aumentar o número de abrigos para gatos e melhorar as condições dos 80 existentes no concelho, integrando na medida a reconversão das habitações precárias.

O cabeça de lista do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara Municipal da Amadora participou ao início da tarde numa ação de campanha na freguesia das Águas Livres, acompanhado pela porta-voz do partido, Inês de Sousa Real.

Um dos destaques da ação foi a visita a um dos 80 abrigos de gatos legalizados no concelho da Amadora, mais concretamente no bairro de construções precárias da Estrada Militar, na fronteira entre a Reboleira e a Damaia de Cima.

No final, em declarações à agência Lusa, Carlos Macedo apontou para a falta de condições dos abrigos existentes e para a necessidade de serem construídos mais, defendendo que essa medida deve ser integrada na reconversão das habitações precárias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Com apenas um deputado na Assembleia [Municipal] conseguimos que fossem criadas e registadas estas colónias [de gatos]. Neste momento estas colónias são legais. Agora falta transformar estas colónias e também transformar estes bairros em bairros condignos para as pessoas”, apontou.

Nesse sentido, Carlos Macedo defendeu uma parceria com o Instituto de Formação Profissional para o desenho e conceção dos abrigos.

“Seria uma mais-valia para a sociedade e também para a escola e para os alunos”, sublinhou.

O candidato do PAN estima a necessidade de serem construídos, pelo menos, mais uma centena de abrigos no concelho.

“Ainda não há uma cobertura efetiva. Temos de trabalhar nesse sentido. Na Amadora ainda existe um atraso na política animal”, atestou.

Além de Carlos Macedo, concorrem à presidência da Câmara Municipal da Amadora, a atual presidente, Carla Tavares (PS), Suzana Garcia (PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR), António Borges (CDU), Deolinda Martin (BE), José Dias (Chega), Gil Garcia (MAS, Henrique Tigo (PPM/RIR) e Nuno Ataíde (IL).

O atual executivo é formado por sete eleitos do PS, dois da coligação Amadora Mais (PSD/CDS-PP), um da CDU (PCP/PEV) e um do BE.

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia estão marcadas para domingo.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).