A CDU (PCP/PEV) disse esta quarta-feira que ambiciona eleger um vereador para o próximo executivo da Câmara da Guarda e aumentar o número de eleitos na Assembleia Municipal, disse esta quarta-feira à agência Lusa o cabeça de lista à liderança do município.

Honorato Robalo afirmou esta quarta-feira que a coligação tem a expectativa de que “haja um reforço de eleitos” na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia e que “seria um bom resultado” se a CDU conseguisse “alcançar a vereação” da Câmara Municipal da cidade mais alta do país.

Na opinião do candidato, se, no executivo municipal composto por sete vereadores, existisse um eleito da CDU, “porventura, as pessoas que ao longo destes anos, desde 1976, não têm tido voz ativa de representação no executivo municipal, teriam essa oportunidade”.

“E, por isso, é nesse sentido que nós continuamos a trabalhar. Verificamos algum desalento de alguns munícipes no que concerne até a ir votar, porque (…) dizem que ‘são todos iguais’. Nós reafirmamos que não somos todos iguais, porque nós não andamos cá só na altura das campanhas eleitorais”, disse Honorato Robalo à agência Lusa durante uma ação de campanha realizada durante a manhã no Mercado Municipal da Guarda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O cabeça de lista sublinhou a importância “do reforço dos eleitos da CDU” em todos os órgãos autárquicos e, em particular, no executivo municipal, onde a coligação teria assento pela primeira vez, para acabarem “as parcerias privadas que contaminam os dinheiros públicos do parco orçamento da Câmara Municipal” da Guarda.

Honorato Robalo disse acreditar que a coligação pode ser beneficiada pela divisão que ocorreu na direita, que levou ao aparecimento de um candidato apoiado pelo PSD (Carlos Chaves Monteiro, o atual presidente da autarquia) e da candidatura independente liderada por Sérgio Costa (ex-vice-presidente do município e da concelhia local do PSD, que passou a vereador sem pelouros).

O candidato também apontou “alguns interesses económicos” que estão a apoiar “algumas forças políticas”, para que os eleitores “entendam a importância de votarem na CDU” no ato eleitoral de domingo.

A CDU tem atualmente um deputado eleito na Assembleia Municipal da Guarda.

A autarquia é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos, e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.

O município é presidido, desde abril de 2019, por Carlos Chaves Monteiro, que substituiu Álvaro Amaro quando este foi para o Parlamento Europeu.

Na Guarda, além de Honorato Robalo, são candidatos à liderança do município Sérgio Costa (independente), Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Francisco Dias (Chega), Jorge Mendes (BE) e Pedro Narciso (CDS-PP).