O recandidato do PDS à Câmara de Bragança Hernâni Dias pediu esta quarta-feira uma nova maioria absoluta, para juntar às que o partido soma no concelho onde o poder é social-democrata há 24 anos.

Hernâni Dias concorre a um terceiro mandato e afirmou esta quarta-feira à Lusa que quer novamente uma maioria absoluta no domingo e que é o que tem pedido às gentes do concelho durante a campanha eleitoral que entrou na reta final.

“Obviamente que sim” é a resposta do candidato à pergunta sobre se almeja um resultado idêntico ao que se tem repetido desde as autárquicas de 1997 e Hernâni Dias garante que o que tem observado no contacto com a população, tanto na cidade como meio rural, lhe dá “ânimo e alento”.

“É isso que eu tenho pedido às gentes do concelho, que nos deem oportunidade, com uma vitória expressiva, de continuarmos a gerir bem os destinos do município”, concretizou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Às críticas dos adversários políticos sobre investimentos em ciclovias e nas avenidas e circular interior da cidade em detrimento das aldeias, Hernâni Dias responde que os autarcas cumprem orientações de Bruxelas e admite que nem sempre concorda com elas.

“O processo deveria ser inverso, deviam [a União Europeia] ouvir aquilo que são as nossas necessidades e depois tentar ajustar, com regras bem definidas, essas necessidades àquilo que são os programas de financiamento da União Europeia”, preconizou.

O candidato confessou que, enquanto presidente da câmara, seguiu orientações de Bruxelas para investimentos que “provavelmente poderão não responder de forma efetiva àquilo que são as necessidades” locais, algumas das quais vão ficando para trás.

Hernâni Dias justificou que o fez “para evitar perder verbas da União Europeia”, mas afirmou que é “mentira” o argumento dos adversários de que o dinheiro aplicado na cidade poderia servir para fazer saneamento básico nas aldeias ou “outra coisa qualquer noutro sítio”.

“Não há hipótese de transferir verbas que vêm para a mobilidade ou para a reabilitação urbana ou até para a área social para outros programas que não estão financiados. Nesse contexto, definimos obras que eram importantes para a cidade”, declarou.

A Lusa acompanhou esta quarta-feira o cabeça-de-lista do PSD numa arruada pela cidade de Bragança, durante a qual, entre música e cânticos da JSD, foi cumprimentando e ouvindo os cidadãos com quem se cruzava.

O candidato ouviu a preocupação de Maria do Carmo com o marido que ficou invisual e que nas últimas eleições não pôde votar porque o impediram de o fazer acompanhado e sozinho não conseguia, pois não há boletins de voto em braille.

“Não há nenhuma razão para o seu marido não votar. Os invisuais têm obrigatoriamente que ir acompanhados”, esclareceu o candidato.

Além de Hernâni Dias do PSD, são candidatos à presidência da Câmara de Bragança Jorge Gomes do PS, António Morais da CDU, André Xavier do Bloco de Esquerda, Paula Vieira do CDS-PP e Carlos Silvestre pelo Chega.