O candidato do Chega à presidência da Câmara de Vila Nova de Gaia, Alcides Couto, pretende, caso seja eleito, pedir uma auditoria às contas do município, “principalmente os ajustes diretos”, e aumentar o policiamento no concelho.

Entre as propostas do cabeça de lista do Chega à Câmara de Gaia, no distrito do Porto, está uma auditoria às contas daquela autarquia, principalmente aos ajustes diretos, e ainda um “maior dinamismo” em todos os serviços camarários para “reduzir as burocracias”.

Alcides Couto explicou à Lusa que, caso seja eleito, pretende também aumentar o policiamento em Gaia “para que os gaienses sintam mais segurança”, e também “para acabar com o vandalismo”.

O gestor na área da saúde defende a atração empresarial para Gaia de forma a “criar mais postos de trabalho” e, desta forma, “reduzir a subsidiodependência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já na área da ação social, Alcides Couto quer trabalhar “no sentido de melhores, rápidas e eficazes respostas” para executar “políticas assertivas e novas estratégias para uma política equitativa, desincentivando a subsidiodependência, atentos aos verdadeiramente carenciados e diferenciando quem pode de quem, de todo, necessita”.

Com o lema que “as pessoas estão em primeiro lugar” e que “quem tem direitos tem deveres e obrigações”, Alcides Couto defende para a área da educação “o levantamento das infraestruturas existentes nos estabelecimentos de ensino e dos seus recursos humanos”.

Mas também a “análise simultânea das políticas existentes, procurando rentabilizar as que melhor satisfazem os diversos agentes educativos e procedendo-se à elaboração de novas práticas”.

“Considerando os diversos retratos socioeconómicos e educativos existentes no concelho, merece-nos especial cuidado as políticas de apoio escolar, oferta de manuais e AEC [atividades de enriquecimento curricular]”, sublinhou.

O também líder da concelhia do Chega em Gaia apontou que a cultura é “uma área na qual os diferentes executivos da Câmara pouco ou nada apostaram”.

“Cultura em Gaia é algo que não existe. Se existe é mal divulgada, restando a ideia de ser para uma elite, como se à população, em geral, não importasse. O Chega quer fomentar o enriquecimento cultural de todos os cidadãos de Gaia”, salientou.

Alcides Couto realçou ainda que “os transportes públicos deverão ser alvo de uma estratégia concertada, para uma melhor resposta às necessidades da população e contribuir para a qualidade do ambiente”.

“As futuras linhas de metro deverão satisfazer as urgentes necessidades de uma deslocação mais rápida e económica, facilitando a redução do transporte particular”, concluiu.

São cabeça de lista à Câmara de Vila Nova de Gaia nas eleições de domingo o atual presidente, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Vítor Marques (coligação Movimento por Gaia — MPT/PDR), Diana Ferreira (CDU), Renato Soeiro (BE), Alcides Couto (Chega), Cancela Moura (PSD/CDS-PP/PPM), Nuno Gomes de Oliveira (PAN), Orlando Monteiro da Silva (Iniciativa Liberal) e Ana Poças (Livre).