A criação do IMI familiar é uma das propostas da cabeça de lista da coligação RIR/PDR “Todos Somos Setúbal” à Câmara de Setúbal, Carina de Deus, que admitiu esta quinta-feira a possibilidade de não ser eleita nas autárquicas de domingo.

“A coligação Todos Somos Setúbal propõe a criação do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] familiar, a redução do IMI para o mínimo legal, a construção de habitação, com renda apoiada ou assistida, para os jovens que acabam a sua formação e querem constituir família, mas que não têm habitação em Setúbal”, disse.

“Há mais de 10/15 anos que não há construção de habitação social em Setúbal. Não há habitação social para os mais carenciados. E um casal jovem, em que os dois ganhem o salário mínimo, já está em situação de grande vulnerabilidade”, acrescentou Carina de Deus, lamentando a falta de apoios.

Na campanha eleitoral, em que tem privilegiado o contacto direto com a população, com as coletividades e algumas instituições do concelho, Carina de Deus, ex-militante do Chega que se candidata como independente (não militante) pela coligação RIR/PDR, disse ter suportado todas as despesas, dado que teve apenas o apoio logístico dos dois partidos, mas acredita que foi capaz de passar a sua mensagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Acho que consegui passar a minha mensagem e faço um balanço muito positivo da minha campanha, até porque outras candidaturas replicaram as minhas ideias nos seus programas”, afirmou a candidata.

Mesmo que não ganhe, acrescentou, “pode ser que algumas dessas ideias” sejam “aproveitadas e colocadas em prática”.

“Saio muito contente desta campanha eleitoral”, acrescentou Carina de Deus, já em jeito de balanço da campanha para as eleições autárquicas, que termina sexta-feira.

Com poucas esperanças de ser eleita vereadora da Câmara de Setúbal no próximo domingo, Carina de Deus acredita, no entanto, que a coligação RIR/PDR vai eleger um deputado municipal.

Nas eleições para a Câmara de Setúbal, a candidata terá como adversários André Martins (CDU), Fernando José (PS), Fernando Negrão (PSD), Pedro Conceição (CDS-PP),Fernando Pinho (BE), Paula Esteves da Costa (PAN), Carlos Cardoso (IL), Luís Maurício(Chega) e Fidélio Guerreiro (Nós, Cidadãos!/PPM).

A CDU, coligação que junta PCP e PEV, governa a Câmara de Setúbal com maioria absoluta, com um total de sete eleitos, liderados por Maria das Dores Meira, que está prestes a terminar o terceiro e último mandato em Setúbal, e que este ano é cabeça de listada CDU à Câmara de Almada.

O PS é atualmente a segunda força política do concelho de Setúbal, com três vereadores, e o PSD tem um.