O cabeça de lista do Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Leiria, Marcos Ramos, considerou esta quinta-feira, em declarações à agência Lusa, que pretende ter uma voz no município e colocar os “leirienses em primeiro” lugar.

Numa ação de campanha no Mercado da Maceira, em Leiria, Marcos Ramos ouviu algumas das reclamações dos cidadãos: horários dos transportes públicos desfasados com os horários escolares e os impostos foram algumas dos problemas apontados.

O candidato salientou, por isso, que a IL quer “ter uma voz liberal no município”. “A IL quer colocar os leirienses em primeiro e isso quer dizer que quer dar mais voz aos leirienses. Queremos que Leiria seja um município mais liberal. O que quer dizer que as pessoas são efetivamente ouvidas e que os serviços públicos são colocados ao serviço delas”, destacou.

Nesse sentido, Marcos Ramos defende “uma série de propostas, como a transparência, para as pessoas terem informação mais clara e precisa para que tenham mais poder de decisão e de informação também”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O cabeça de lista adiantou que o “primeiro objetivo é eleger para a Assembleia Municipal”.

“Se conseguirmos eleger um vereador, então significa que já elegemos mais que dois, quase três, na Assembleia, o que é muito bom. Estatisticamente é muito difícil e sabemos pela conjuntura atual que será muito difícil, mas a mensagem tem vindo a passar”, referiu.

A IL defende “menos burocracia e simplificação de processos”. Dessa forma, “quer as pessoas particulares, quer os empresários, conseguirão levar para a frente os seus projetos de vida”.

“Com esta desburocratização vamos criar um ambiente de eficiência com recurso a projetos de digitalização. As nossas propostas passam muito por aí. Para que as pessoas consigam trabalhar mais depressa, para que a câmara saia da frente das pessoas e se crie um ambiente propício ao investimento e à inovação sustentável, que vai criar emprego”.

Marcos Ramos, que faz um “balanço positivo” da campanha, constatou que o partido é mais conhecido na cidade. “Nas zonas rurais ainda é uma surpresa”, afirmou, acrescentando que é “necessária alguma educação cívica e alguma formação para ensinar as pessoas onde é que votam, em que é que estão a votar e quais são as responsabilidades desses órgãos”.

O candidato avisou ainda que a IL vai “trabalhar além dos quatro anos”. “Isto tem sido uma observação que temos ouvido muito. Não só das pessoas na rua, que dizem que só se preocupam com elas de quatro em quatro anos, mas também das entidades, associações e clubes com quem reunimos.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Pedro Machado (PAN), Luís Paulo Fernandes (Chega), Álvaro Madureira (PSD), Luís Miguel Silva (BE), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT), Filipe Honório (Livre) e Sérgio Silva (CDU).