O candidato do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) à Câmara de Leiria acredita que pode reeleger uma deputada à Assembleia Municipal, salientou a importância que dará às pessoas, animais e natureza e garantiu que será uma “voz dialogante”.

Pedro Machado visitou esta quinta-feira o Mercado da Maceira, em Leiria, e procurou passar a mensagem do seu programa. Numa mais longa conversa com um dos vendedores, o candidato destacou a importância de “comprar produtos locais e da época”, pela qualidade e pelo menor impacto na pegada ecológica.

No final, em declarações à Lusa, Pedro Machado considerou que durante a campanha autárquica conseguiu “cativar algumas pessoas” com as suas propostas, algumas das quais “disruptivas, outras um pouco mais consensuais”.

“O que nós consideramos é que a maior parte das nossas propostas são possíveis de se concretizar. O objetivo principal é reeleger um deputado municipal, neste caso a Liliana Vieira. Sabemos das limitações, mas acreditamos que fizemos o possível para que isso acontecesse”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato adiantou que, no geral, tiveram “muito boas reações” por parte das pessoas com quem interagiram e com quem tiveram oportunidade de explicar as medidas do PAN.

Lembrando que o PAN é um partido dos animais, que estão presentes no seu programa, Pedro Machado sublinhou que não são só isso. “O partido Pessoas-Animais-Natureza está ligado nestes três vetores e acreditamos mesmo muito nesta ligação para podermos conviver num mundo melhor. Temos propostas que vão ao encontro das pessoas”, informou.

“Hoje [esta quinta-feira] estivemos aqui no mercado e falámos muito sobre agricultura local, produção sustentável, circuitos alimentares curtos, que são questões importantíssimas para garantir a sustentabilidade ambiental e também a qualidade de vida das pessoas”, disse.

Para Pedro Machado, esta é também uma forma de levar as pessoas a “viver mais localmente, que as comunidades sejam mais unas“, com “habitação acessível e com boas condições, espaços verdes, boas vias de comunicação, sobretudo, ao nível da mobilidade suave”, entre “uma série de fatores” que o PAN acredita serem “importantes para as pessoas e também para combater as alterações climáticas”.

Além de um programa “forte” para defender os animais, Pedro Machado salientou que o PAN terá sempre “uma postura dialogante”, como manteve durante estes quatro anos na Assembleia Municipal.

As questões da “habitação, da mobilidade, da saúde e da educação” terão também a atenção do PAN.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de domingo o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Álvaro Madureira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Luís Miguel Silva (BE), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT), Sérgio Silva (CDU) e Filipe Honório (Livre).