A União Europeia (UE) lançou esta quinta-feira o Dia Biológico da UE, que passa a ser celebrado anualmente em 23 de setembro e pretende “sensibilizar a opinião pública para a produção biológica”, segundo um comunicado.

A iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, Conselho da UE e Comissão Europeia inscreve-se no Plano de Ação para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica, adotado pelo executivo comunitário em 25 de março último.

O objetivo geral do Plano de Ação para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica é aumentar substancialmente a produção e o consumo de produtos biológicos, a fim de contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia para a Biodiversidade, tais como a redução do uso de fertilizantes, pesticidas e antimicrobianos.

Segundo dados de Bruxelas, os campos com culturas biológicas apresentam cerca de 30% mais de biodiversidade, os animais de criação biológica gozam de um maior bem-estar e consomem menos antibióticos, os agricultores biológicos auferem rendimentos mais elevados e são mais resilientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR