O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara de Almada, Bruno Coimbra, nas eleições autárquicas considerou esta sexta-feira que o grande inimigo do partido será a abstenção, apelando a que todos os almadenses votem no domingo.

“Posso ser um exemplo para todos os almadenses para saírem do sofá e praticarem a cidadania, o nosso grande inimigo é a abstenção e o importante é mesmo ir votar, seja em quem for”, disse em declarações à agência Lusa.

Bruno Coimbra avançou ainda que a campanha “correu bem“, parabenizando a equipa que o acompanhou nos últimos meses e frisando que foram ouvindo as pessoas e as instituições e que, apesar de “não ter sido fácil, foi gratificante”.

“Esperemos que as ideias liberais sejam implantadas no concelho de Almada”, disse, lembrando que, independentemente do resultado, “conseguiu ir a todas as freguesias passar a mensagem do partido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato acrescentou também que no domingo irá ter “uma grande prova”, mostrando-se algo esperançoso em eleger “deputados na assembleia de freguesia”.

“A eleição para vereador é mais difícil, mas estou extremamente otimista na assembleia municipal”, salientou.

No programa eleitoral, o candidato afirma pretender “devolver a cidade aos almadenses, tornando-a numa cidade amiga do ambiente e inteligente no sentido de proporcionar uma maior qualidade de vida a quem nela habita”.

“Candidatamo-nos a Almada com um programa liberal, feito para as pessoas e com as pessoas. Um programa autárquico assente em três eixos de ação: oportunidades para todos, desenvolvimento sustentável e governação eficiente”, segundo se pode ler no programa.

A Iniciativa Liberal em Almada defende também a necessidade do planeamento e construção de equipamentos educativos que reforcem a oferta educativa ao nível das creches e do pré-escolar para apoio as jovens famílias do concelho.

Além da necessidade de apostar em políticas efetivas do envelhecimento ativo, através do apoio às organizações que promovam uma melhor qualidade de vida aos seus utentes.

Já no plano da habitação, apostam numa “maior rapidez no licenciamento, maior fluidez na aprovação dos projetos de construção a par de uma melhor e efetiva relação do munícipe e da câmara municipal”, através do constante escrutínio e transparência que os munícipes de Almada merecem.

Nas eleições autárquicas de domingo, Bruno Coimbra (Iniciativa Liberal) terá como adversários Inês de Medeiros (PS), Maria das Dores Meira (CDU), Joana Mortágua (BE), Vítor Pinto (PAN), Manuel Matias (Chega) e Nuno Matias (coligação Almada Desenvolvida).

O atual executivo da Câmara Municipal de Almada, presidido por Inês de Medeiros, é governado pelos socialistas com quatro eleitos, a CDU também tem quatro, o PSD dois e o BE um.

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.