O cabeça de lista do Livre à Câmara Municipal de Leiria, Filipe Honório, defendeu esta quinta-feira uma aposta num “novo modelo económico“, que permita resolver os problemas ambientais que o concelho enfrenta, sem afetar os postos de trabalho.

Alertando que Leiria é o município do país com “maior emissão de efluentes suinícolas em regime intensivo”, o que significa “uma pressão brutal para as águas, para os solos e para a própria qualidade do ar”, Filipe Honório apontou a necessidade de encontrar uma solução para o problema, que não pode passar por “encerrar simplesmente locais de trabalho sem se ter uma alternativa viável para as pessoas“.

“É exatamente esta questão que o Livre defende, a necessidade de a justiça social andar a passo par e passo com a justiça ambiental, ou seja, é preciso resolver problemas ambientais e, ao mesmo tempo, não deixar as pessoas para trás”, disse o candidato à agência Lusa, defendendo “um plano de transição”, apostando na “economia do conhecimento” e nas energias renováveis.

A questão ambiental é uma das grandes bandeiras do Livre para o concelho de Leiria, afetado pela poluição de algumas linhas de água – como a Ribeira dos Milagres ou o Rio Lis – causada por descargas de efluentes suinícolas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quinta-feira, o candidato teve também na agenda as preocupações com o bem-estar animal, tendo visitado uma associação de voluntários que se dedica ao cuidado de animais abandonados.

Para Filipe Honório, verifica-se que instituições deste género “têm uma estrutura muito pequena baseada no voluntariado e muitas das vezes não conseguem dar a resposta que gostariam de dar”, pelo que é necessário que uma “postura mais proativa” do município no apoio a este tipo de associações.

Um esforço maior na esterilização de animais – para controlo das próprias populações de cães e gatos, nomeadamente -, a par de apoio a famílias mais carenciadas, para que possam tratar dos seus animais, foram duas ideias deixadas pelo candidato do Livre.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de domingo, além de Filipe Honório, o atual presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Álvaro Madureira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Luís Miguel Silva (BE), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT), Sérgio Silva (CDU) e Pedro Machado (PAN).