O cabeça de lista do Chega à Câmara de Coimbra, Miguel Ângelo Marques, afirmou esta sexta-feira que espera que o partido consiga eleger um candidato a cada um dos oito órgãos a que concorrem no concelho.

“Espero que todos os cabeças de lista, incluindo eu, sejam eleitos”, disse à agência Lusa o candidato do Chega, partido que concorre à Câmara e Assembleia Municipal de Coimbra e a seis juntas de freguesia.

Miguel Ângelo Marques espera que no domingo “as pessoas que têm estado a leste e que não têm ido às urnas vão votar”, considerando que serão esses eleitores a “fazer a diferença”.

Para o cabeça de lista, o partido tem registado uma “tendência de subida” nas sondagens, sendo que a da RTP e do Público, divulgada na segunda-feira, apontava para entre 2% a 4% para o Chega em Coimbra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Acho que fizemos um trabalho difícil, árduo e acho que merecemos isso [a eleição de todos os cabeças de listas]”, frisou, considerando que o Chega “é a verdadeira alternativa”.

Questionado pela agência Lusa se a não eleição de um candidato em cada uma das listas será considerada uma derrota, Miguel Ângelo Marques recusou essa ideia.

“Não considero uma derrota não eleger numa freguesia ou noutra ou até mesmo eu não ser eleito. Considero que este é um começo de uma nova geração, de uma nova forma de estar na política e de podermos mudar o rumo das coisas”, frisou.

Confrontado com o facto de o líder do partido, André Ventura, ter tido resultados abaixo da média nacional em Coimbra, nas presidenciais, o candidato salientou que este é um concelho “tradicionalmente socialista e o caminho não é por aí, a andarmos a dar casas às pessoas”.

“As pessoas não têm que andar a mendigar dinheiro. Têm que ter oportunidades de trabalho, oportunidades de negócio”, referiu.

Para quando não há essas oportunidades, Miguel Ângelo Marques aponta para uma proposta de requalificação de um edifício nas costas da Rua da Sofia “para dar a sopa dos pobres” e acolhimento em camaratas.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).