O JPP, partido que concorre pela primeira vez com listas próprias à Câmara do Funchal, quer levar para o concelho a “matriz mais humanista” implementada no município de Santa Cruz, declarou esta sexta-feira o cabeça de lista, Bruno Berenguer.

“Estamos disponíveis para trazer uma matriz mais popular, mais humanista, mais focada nas necessidades das pessoas, menos focada em interesses que não interessam à maior parte dos funchalenses”, afirmou o cabeça de lista numa iniciativa da campanha para as eleições autárquicas de domingo.

O candidato salientou que o JPP concorre ao Funchal “pela primeira vez de forma autónoma, com uma matriz que cresceu e se sedimentou em Santa Cruz”.

“E é isso que pretendemos trazer para o Funchal casos os funchalenses assim o entendam”, sublinhou.

Nesta ação de campanha, Bruno Berenguer também salientou que “é função da Câmara infraestruturar a cidade e promover a saúde”, através de investimentos.

O candidato destacou a importância de “rentabilizar a ciclovia” no Funchal, construída com fundos comunitários, como forma de “incentivar os munícipes a serem mais ativos do ponto de vista físico e, portanto, terem menos problemas de saúde”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para este candidato, “no caso da ciclovia é fundamental que ela surja antes da vontade de pedalar, porque sem segurança, sem uma cultura ciclística haverá muita dificuldade em convidar as pessoas a circular de bicicleta”.

O JPP propõe a criação de uma “sinergia com os hotéis da Estrada Monumental, disponibilizando bicicletas que possam servir os hóspedes para que estes vão até ao centro da cidade”, usando este meio de transporte.

O cabeça de lista considerou ainda que “havendo muita utilização da ciclovia pelos turistas”, esta será uma forma de “também convidar a população a andar mais de bicicleta e a trazer a sua família”.

“Esta ciclovia é essencialmente pedagógica”, acrescentou Bruno Berenguer, argumentando que a infraestrutura vai servir “para instruir as pessoas na arte de andar de bicicleta”.

Bruno Berenguer adiantou que, “posteriormente, através das bicicletas elétricas, as pessoas poderão começar a vencer a orografia da Madeira e a utilizar a bicicleta como o seu veículo principal”, o que representa “benefícios de saúde, económicos e ambientais”.

Nas eleições autárquicas de domingo apresentam-se ao eleitorado no Funchal, o principal e mais populoso concelho da Madeira, nove candidaturas – três de coligações e seis de partidos.

Os cabeças de lista são Miguel Silva Gouveia, pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (PSD/CDS-PP), Edgar Silva (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS, BE, MPT, PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.