O candidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, mostrou-se esta sexta-feira confiante na sua reeleição para um terceiro mandato consecutivo, com críticas aos opositores que não têm “uma ideia nova” e estão sempre a meter “o pau na roda”.

Antes de uma arruada pela Baixa da cidade, que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, o candidato socialista disse aos jornalistas que o seu projeto “está no caminho certo para valorizar Coimbra e as suas gentes, sem denegrir nem ofender ninguém”.

“Nós temos os projetos necessários para dar execução plena às disponibilidades financeiras que nos vêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuídos a Portugal e temos obras em curso”, sublinhou o socialista, que governa a autarquia desde 2013.

Segundo Manuel Machado, “não seria bom nesta altura do processo, por alegadamente quererem mais estudos, meter o pau na roda e empancar” projetos que estão para arrancar, como a transformação da estação ferroviária de Coimbra B ou o metrobus, que está em execução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O metrobus é uma questão de extrema importância para a reorganização dos transportes públicos em Coimbra, estruturados na coluna vertebral que é o alinhamento das carreiras para podermos transportar pessoas de Serpins [Lousã] até ao coração da cidade e daí até Coimbra B ou aos hospitais”.

Com estes “grandes investimentos” em curso, seria um “grave risco interromper este processo, esta dinâmica, porque foi extremamente difícil a negociação”, disse Manuel Machado, que se assumiu como “executor”, em contraste com aqueles “que querem sempre mais estudos”.

Manifestando-se otimista quanto ao resultado eleitoral, Manuel Machado disse que no domingo “a grande sondagem vai confirmar aquela que é” a percepção da sua candidatura.

“O que me proponho é oferecer mais quatro anos da minha vida para valorizar Coimbra, porque ainda há umas coisitas que falta fazer e sinto que se virar costas vai acontecer o que já aconteceu, não há muito tempo, que é por hesitação e tibieza ficarem pelo caminho empreendimentos pelos quais andamos a lutar”, disse.

Numa mensagem ao eleitorado, o candidato socialista frisou que, com o surgimento da pandemia da Covid-19, o foco de todas as políticas municipais incidiu na saúde e ambiente, com as pessoas no centro de todas as preocupações.

Ao som de gaiteiros e de ruidosos cânticos, Manuel Machado efetuou uma arruada entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de maio, acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido, que foi cabeça de lista por Coimbra nas últimas eleições legislativas.

O candidato socialista ofereceu rosas de todas as cores e foi distribuindo abraços e cumprimentos aos transeuntes e a quem se encontrava nas esplanadas ao longo do trajeto, que durou menos de uma hora a concluir.

Na Praça 8 de maio, a comitiva socialista ainda se cruzou com um protesto de jovens em defesa do clima e do planeta, mas não chegou a haver diálogo com Manuel Machado.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR/Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.