Cerca de 500 pessoas juntaram-se na noite de sexta-feira a propósito de uma vigília em memória de Sabina Nessa, numa altura em que se assinala uma semana da morte da professora primária de 28 anos que foi assassinada num parque público. A vigília ocorreu em Pegler Square, em Londres, e a cerimónia foi preparada pelo grupo “Reclaim These Streets”, que assumiu protagonismo na luta pela defesa da segurança das mulheres depois de ter organizado uma vigília semelhante por Sarah Everard, jovem que também foi atacada e morta na rua.

Sabina foi assassinada num parque público e pôs o Reino Unido a discutir a segurança das mulheres

Ativistas contra a violência contra mulheres mas também simpatizantes chegaram a pé, de bicicleta ou de comboio para prestar homenagem à jovem assassinada. A irmã de Sabina Nessa emocionou-se durante um discurso público onde agradeceu a presença das centenas de pessoas que a rodearam e afirmou que a professora primária “deixou este mundo muito cedo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do cenário fizeram parte várias velas acesas e também muitos ramos de flores, bem como um palco improvisado onde a irmã de Sabina Nessa — entre outras pessoas — discursou. “Perdemos uma irmã maravilhosa, carinhosa e linda, que deixou este mundo muito cedo. Palavras não conseguem descrever como nos estamos a sentir, parece que estamos presos num pesadelo do qual não conseguimos sair. O nosso mundo está despedaçado, estamos simplesmente sem palavras”, disse Jebina Nessa. A vigília aconteceu a poucos metros do local onde um homem procurado pela polícia foi capturado pelas câmaras na mesma altura do crime.

Entretanto, a duquesa de Cambridge publicou uma curta nota de pesar nas redes sociais: “Estou triste com a perda de outra jovem inocente nas nossas ruas. O meu pensamento está com a família e os amigos de Sabina, e todos aqueles que foram afetados por este trágico acontecimento”. Também no Twitter, o primeiro-ministro britânico publicou uma fotografia onde se vê uma vela acesa às portas da respetiva residência oficial. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para prevenir estes crimes horríveis e tornar as nossas ruas mais seguras”, escreveu.