Uma programação com performances, oficinas e visitas guiadas a exposições integram o programa de entrada gratuita que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) criou para celebrar o seu 5.º aniversário, a 5 de outubro, em Lisboa.

O programa especial, que decorrerá nesse dia, no novo edifício e na Central, entre as 11h00 e as 21h00, inclui a abertura da nova exposição, “Dia”, de Carsten Höller, com uma série de obras que produzem luz e escuridão, algumas inéditas, anunciou o museu.

Nos espetáculos, está prevista a performance “Inverted Landscapes”, de André e. Teodósio/Teatro Praga, que tem como ponto de partida uma ligação entre Lisboa e Berlim.

Prevista está ainda a performance “K Club – Reconstructing the Club”, de Ari Benjamin Meyers com Violet, e Dj Tennis, descrita como uma “situação musical encenada para um visitante de cada vez”, com um sinal de néon a marcar a entrada de uma discoteca, e os visitantes só entram segundo um número que recebem, aleatoriamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para crianças e famílias está prevista uma oficina de tipografia, com a Associação Oficina do Cego, que ensina como construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo, visitas temáticas, como aquela que explica a arquitetura do museu, e outra sobre a história da Central Tejo e do seu papel na iluminação de Lisboa.

Inaugurado em outubro de 2016 pela Fundação EDP, o MAAT está situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, em Lisboa, e abrange uma área de 38.000 metros quadrados onse se juntam a Central Tejo – central termoelétrica construída em 1908 e reconvertida a museu – e um novo edifício desenhado pelo estúdio britânico de arquitetura AL_A – Amanda Levete Architects.

Ambos os edifícios acolhem exposições e eventos programados pelo museu e estão ligados por um jardim projetado pelo arquiteto paisagista libanês Vladimir Djurovic.