A Capela de Nossa Senhora de Fátima, situada em Idanha-a-Nova, no Campo Nacional de Atividades Escutistas, foi premiada nos “Loop Design Awards”, tendo vencido na categoria de arquitetura religiosa, anunciou esta segunda-feira o município local.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, destaca que os ‘Loop Design Awards’ são um prémio internacional que premeia o que de melhor se faz na arquitetura mundial e que conta um júri multidisciplinar que integra conceituados designers, editores, fotógrafos e arquitetos, entre os quais Maurizio Meossi dos Zaha Hadid Architects, Fokke Moerel dos MVRDV, e Manuel Aires Mateus do Atelier Aires Mateus e Associados.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no verão de 2017 e, desde então, tem sido destacada em publicações e prémios nacionais e internacionais de design e arquitetura.

O projeto da capela é da autoria do ateliê Plano Humano Arquitetos.

Entre outras distinções, já conquistou os prémios World Architecture Community Awards, Troféu Archizinc, Architizer A+Awards e os International Architecture Awards.

A inspiração para esta construção, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida.

É constituída por uma estrutura de madeira e zinco e tem um comprimento total de 12 metros e uma altura máxima de nove metros; a estrutura de 12 vigas é uma alusão aos Apóstolos de Jesus Cristo. Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR