Durante o apagão de mais de seis horas do Facebook, Instagram e WhatsApp, o Twitter e outras marcas importantes aproveitaram o seu momento de destaque. “Olá a todos, literalmente”, escreveu o Twitter, numa publicação que atingiu os 2,4 milhões de likes em apenas quatro horas, segundo o The New York Times. Ao que, mais tarde, o Instagram respondeu com uma cara pouco satisfeita: “Olá e boa segunda-feira”.

O WhatsApp, que por fazer parte da empresa de Mark Zuckerberg também esteve sem funcionar durante mais de seis horas, respondeu igualmente, através do Twitter, com um tímido “olá”.

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Por seu lado, a plataforma Reddit ironizou no Twitter, em resposta à publicação do Instagram. “Como é que isso vai, gestor das redes sociais do Instagram?“, perguntou.

Além das redes sociais, outras marcas conhecidas aproveitaram este apagão para golpes de marketing. Uma delas, o McDonald’s. A conta oficial da maior cadeia mundial de restaurantes de fast food respondeu ao Twitter, perguntando-lhe: “Olá. O que posso fazer por si?”. O Twitter pediu depois “59,6 milhões de nuggets para os “amigos”. “Para comer aqui ou para levar?”, continuou o McDonald’s. “Pode simplesmente enviá-los por mensagem direta?”, questionou o Twitter, numa referência ao sistema de mensagens privadas desta rede social. A partir daqui, o Twitter ficou sem resposta.

Também a Netflix usou o apagão para comercializar os seus produtos. No Twitter, partilhou uma imagem da nova série “Squid Game”, onde se vê uma personagem rotulada com “Twitter” a segurar outra, que está a cair, rotulada de “Todos”. “Quando o Instagram e o Facebook estão em baixo”, explicou a Netflix na sua conta oficial do Twitter.

O antigo astronauta Terry Virts também se juntou à conversa, brincando que na Estação Espacial Internacional também não era possível aceder ao Facebook e Instagram. “Também não está a funcionar aqui”, lê-se na publicação.

Redes sociais tiveram de ir à concorrência pedir desculpa pelo problema

O próprio Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram de recorrer à concorrência para comunicarem com os seus utilizadores. Quase uma hora depois de detetadas as falhas, as redes sociais começaram a deixar notas no Twitter a dizer que estavam a trabalhar para resolver o problema.

Apagão no Facebook deveu-se a uma mudança de configuração “defeituosa”. Dados de utilizadores não terão sido comprometidos

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão a ter problemas com o WhatsApp neste momento. Estamos a trabalhar para que as coisas voltem ao normal e faremos uma atualização aqui assim que possível. Obrigado pela sua paciência”, disse o WhatsApp, via Twitter.

Numa mensagem semelhante, o Facebook reconheceu também que algumas pessoas estavam a ter “problemas em aceder” às suas aplicações e produtos. “Estamos a trabalhar para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, lia-se ainda.

Já o Instagram vincou o “momento difícil” pelo qual estava a passar e pedia: “Tenha paciência connosco, estamos a trabalhar nisto”.

O próprio diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpa pelas interrupções através do canal da concorrência, o Twitter. “Estamos com problemas de rede e as equipas estão a trabalhar para depurar e restaurar o mais rápido possível”, escreveu.

Com as redes sociais do grupo Facebook em baixo, muitos internautas brincaram com a debandada geral de utilizadores para o Twitter, com o Twitter a celebrar ou com dicas sobre como reparar o sistema.