A polícia alemã efetuou esta quarta-feira uma operação em larga escala em 25 cidades contra uma rede suspeita de branqueamento de dinheiro que terá arrecadado ilicitamente cerca de 140 milhões de euros, anunciaram esta quarta-feira as autoridades.

A polícia de Dusseldorf afirmou que as rusgas, que começaram nas primeiras horas desta quarta, envolveram mais de mil agentes e realizaram-se nos estados da Renânia do Norte-Vestefália, Baixa Saxónia e Bremen.

Onze pessoas foram detidas, incluindo um homem de nacionalidade síria de 39 anos, acusado de pertencer ao grupo extremista da Frente Nusra da Síria, disse a polícia.

A polícia de Dusseldorf afirmou que o dinheiro sujeito a branqueamento, desde 2016, provém de uma vasta gama de fontes, incluindo atividades criminosas como roubo à mão armada e extorsão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Segundo as estimativas iniciais, o volume de transações no período sob investigação foi de cerca de 140 milhões de euros“, disse a polícia num comunicado.

As rusgas fazem parte de uma investigação sobre a chamada rede ‘hawala’, amplamente utilizada nos países muçulmanos, na qual indivíduos e não bancos atuam como entidades de transferências de dinheiro.

Trata-se de um sistema informal que permite transferir grandes somas de dinheiro para o estrangeiro que, se enviado através do sistema bancário, exigiria a aprovação da autoridade de supervisão bancária, de acordo com a agência de notícias alemã DPA.

A emissora pública alemã WDR informou que o dinheiro em causa incluía fundos provenientes do tráfico de droga e que uma parte foi enviado para a Turquia e Síria, onde pode ter sido utilizado para financiar grupos extremistas. A polícia disse que os suspeitos são também acusados de obterem ilegalmente benefícios.

Os agentes apreenderam objetos de valor como carros de luxo, ouro, joias e relógios de marca, no valor de mais de dois milhões de euros.

A DPA disse que as rusgas da polícia envolveram 80 casas, apartamentos, escritórios e instalações comerciais.

A investigação começou após a descoberta casual de 300 mil euros em dinheiro escondidos num saco de ginástica durante uma operação de rotina da polícia numa autoestrada, acrescentou a DPA.