O sol brilha e o calor parece de um dia de verão (apesar da típica neblina matinal) — e assim deverá continuar durante o resto do mês de outubro, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas estão acima do valor médio para outubro”, confirma Paula Leitão, meteorologista do IPMA, ao Observador.

“A tendência é que desçam amanhã e depois [sexta-feira e sábado], mas no domingo voltam a subir no litoral oeste”, diz a meteorologista que trabalha nas previsões a 10 dias.

A previsão mensal de outubro indicava uma primeira semana com temperaturas abaixo da média dos últimos 20 anos e, de facto, houve uma passagem de uma frente mais fria no domingo, diz Paula Leitão. Mas ao dia de hoje (quinta-feira), as temperaturas estão acima do normal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aliás, desde 27 de setembro, sete dos 11 dias analisados tiveram pelo menos estação meteorológica a registar mais de 30 graus Celsius. O dia 30 de setembro foi aquele que teve mais estações a registar temperaturas máximas de 30 ºC ou mais — 21 no total, em Lisboa, Santarém e várias localidades no Alentejo.

No dia 6 de outubro, foram menos as estações a registarem 30 ºC ou mais (13), mas a máxima das máximas foi ainda mais alta — 33,1 ºC em Alcácer do Sal. E, esta quinta-feira, a previsão é de uma “pequena subida de temperatura no litoral Norte e Centro”, com “céu pouco nublado ou limpo”, segundo o IPMA.

As temperaturas mínimas também fazem lembrar os dias de verão, com as mais altas a registarem-se no Algarve e a chegar perto dos 20 ºC. Nem mesmo as noites mais longas — logo, com mais tempo para descerem as temperaturas — têm boicotado os serões ainda agradáveis na esplanada ou na varanda.

Assim, apesar da época balnear já ter terminado, as temperaturas fora e dentro de água continuam convidativas. Sem os ventos de norte que fazem com que a temperatura da água junto à costa fique mais fria, pôr os pés de molho custa muito menos. Na costa oeste a temperatura do mar deve rondar os 17-18 ºC e na costa algarvia estará entre os 18 e os 20 ºC.

Paula Leitão prevê que, na próxima semana, o tempo se mantenha quente e seco (culpa do fluxo do quadrante leste), sobretudo na região interior, que os ventos se mantenham fracos e que o céu esteja pouco nublado.

O documento com a previsão mensal do IPMA também indicava que, de 11 a 17 de outubro, as temperaturas médias poderiam estar acima do normal (até 3 ºC) em quase todo o território. Nas duas últimas semanas do mês, entre 18 e 31 de outubro, as temperaturas médias semanais também deverão continuar acima do normal.

Paula Leitão lembra, no entanto, que outubro é conhecido pela descida acentuada na temperatura entre o início e o fim do mês, marcando claramente a fronteira entre o verão (setembro) e o outono (novembro).