Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, interpôs uma ação em tribunal para que lhe seja devolvida a caução no valor de 600 mil euros que teve de pagar quando foi detido na megaoperação que resultou na detenção do ex-presidente do Benfica.

De acordo com o Correio da Manhã, que avançou a notícia esta quinta-feira, o recurso já foi interposto no Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa de Tiago Vieira espera que o imóvel penhorado, no valor de 600 mil euros — onde morava Luís Filipe Vieira mas que está em nome do filho —, seja devolvido ao empresário que começou como montador do pneus e que atualmente gere mais de 20 empresas, sendo apontado como o sucessor do pai nos negócios do antigo presidente do Benfica.

De montador de pneus a braço-direito do pai. Quem é Tiago Vieira, o filho de Luís Filipe Vieira que foi detido?

Tiago Rodrigues Bastos, advogado de Tiago Vieira, considera que a Justiça não reunia pressupostos fundamentados para a aplicação das medidas de coação, invocando formalismos legais que, na sua ótica, fazem com que o juiz Carlos Alexandre ou o procurador Rosário Teixeira não tenham baseado as suas decisões em circunstâncias concretas.

“É evidente que o Tribunal não podia, como fez, determinar a detenção do recorrente por causa da natureza e circunstâncias dos factos indiciariamente apurados”, escreve o advogado num documento de 34 páginas, considerando que a decisão do juiz é “infundada, imotivada, arbitrária, desnecessária, inadequada e desproporcional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR