A explosão que atingiu esta sexta-feira uma mesquita no norte do Afeganistão, provocando pelo menos 80 mortes e mais de 100 feridos, foi resultado de um ataque suicida, informou o Governo talibã, tendo sido levada a cabo pela fação afegã do Estado Islâmico.

Matiullah Rouhani, responsável regional do Governo talibã, com a pasta da Cultura e da Informação, disse esta sexta-feira que o atentado na mesquita frequentada por um grupo religioso minoritário no norte do Afeganistão foi um ataque suicida.

“Esta tarde, uma explosão teve lugar numa mesquita onde estavam os nossos compatriotas xiitas”, confirmou Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo. “Como resultado, vários dos nossos compatriotas foram feitos mártires e ficaram feridos”, afirmou, sem indicar o número estimado de vítimas mortais.

Um jornalista que está no país, Barzan Sadiq, partilhou algumas imagens do pânico da população, alguns segundos após a explosão.

A explosão terá acontecido no interior da mesquista Seyed Abad, durante o habitual culto das sextas-feiras. Algumas informações apontam para que tenha sido um bombista suicida que se detonou no interior do edifício onde estavam centenas de pessoas.

Tem havido várias explosões no Afeganistão nas últimas semanas, várias das quais foram reivindicadas pelo Estado Islâmico. Esta, porém, ainda não foi reivindicada.

O ataque desta sexta-feira, cometido na cidade de Kunduz, ocorreu cinco dias depois de um atentado à bomba que visou também uma mesquita na capital afegã, Cabul, e que foi igualmente reivindicado pelos jihadistas do EI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR