Foram revelados esta sexta-feira pela France Football todos os nomeados para a Bola de Ouro deste ano (não aconteceu em 2020), quer do prémio masculino, como feminino, do Prémio Kopa, destinado aos jovens com menos de 21 anos (à data de 31 de dezembro de 2020) e ainda do Troféu Yashin para o melhor guarda-redes. Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, do Manchester United, e Rúben Dias, defesa do Manchester City, estão entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro.

A France Football foi revelando no Twitter os nomes dos craques, com Ronaldo a aparecer no último post, juntamente com Mbappé (França/PSG), Phil Foden (Inglaterra/Manchester City), Gerard Moreno (Espanha/Villarreal) e Luis Suárez (Uruguai/Atlético Madrid)

O lote de primeiros nomeados para o prémio que é entregue a 29 de novembro é de luxo, e tanto marcado pela experiência — como a de Chiellini e Bonucci, ambos italianos campeões da Europa e jogadores da Juventus —, como pela juventude, como é caso de Pedri, espanhol do Barcelona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda além de Bruno Fernandes e Rúben Dias (um dos capitães do Manchester City, melhor jogador da Premier League e melhor defesa da Champions da época que passou), destaque para “clássicos” como Messi (Argentina/PSG), claro, Modric (Croácia/Real Madrid), Benzema (França/Real Madrid), Lewandowski (Polónia/Bayern Munique) ou Kane (Inglaterra/Tottenham). Neymar, brasileiro do PSG, e De Bruyne, belga do Manchester City, também estão nomeados.

Em 30 nomes alguns tinham de ser algo surpreendentes e, neste caso, serão provavelmente os de Mason Mount (Inglaterra/Chelsea), Barella (Itália/Inter), Azpilicueta (Espanha/Chelsea) ou Lautaro Martinez (Argentina/Inter).

A fechar a lista: Mahrez (Argélia/Manchester City), Kanté (França/Chelsea), Haaland (Noruega/Borussia Dortmund), Donnarumma (Itália/PSG e também nomeado no Troféu Yashin), Sterling (Inglaterra/Manchester City), Salah (Egito/Liverpool), Lukaku (Bélgica/Chelsea) e um dos favoritos, Jorginho (Itália/Chelsea). Recordar que Jorginho ganhou a Liga dos Campeões e o Euro 2020.

Nomeado foi também o jogador do AC Milan e capitão da Dinamarca Simon Kjaer. Não que a sua equipa tenha feito uma grande época, mas foi o rosto de uma seleção que foi longe no Euro 2020 e o primeiro a proteger Eriksen naquele jogo do Europeu que podia ter-se tornado uma tragédia.

“Não sou herói. Consegui ficar lúcido e fiz o que qualquer um faria”. Kjaer lembra o momento em que Eriksen colapsou no Euro 2020

O outro destaque da tarde vai para Nuno Mendes, jovem lateral esquerdo português de 19 anos que trocou recentemente o Sporting pelo Paris Saint-Germain, que está nos dez nomeados para o Prémio Kopa, destinado aos jovens craques do futebol mundial.

Além do português, estão na lista os ingleses Jude Bellingham (Borussia Dortmund), Bukayo Saka (Arsenal) e Mason Greenwood (Manchester United), os alemães Jamal Musiala (Bayern Munique) e Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), bem como o espanhol Pedri, do Barcelona. Destaque ainda para o belga Jérémy Doku (Rennes), o holandês Ryan Gravenberch (Ajax) e o norte-americano Giovanni Reyna, mais um atleta do Borussia Dortmund.

Em 2018, Mbappé foi o vencedor da primeira edição do prémio, seguido do norte-americano Pulisic e do holandês Justin Kluivert. Na última edição, em 2019, João Félix foi terceiro, atrás do inglês Jadon Sancho e do vencedor Matthijs de Ligt, dos Países Baixos.

No prémio para melhor guarda-redes do ano, o Troféu Yashin, estão nomeados velhos conhecidos do futebol português, como Ederson, do Manchester City, ou Jan Oblak, do Atlético Madrid. O mais jovem nomeado é o italiano Donnarumma, do PSG, com 22 anos, numa lista dominada pela experiência que, em teoria, a posição exige. Assim, os restantes nomeados são Thibaut Courtois, do Real Madrid, Samir Handanovic, do Inter, Emiliano Martinez, do Aston Villa, Edouard Mendy, do Chelsea, Keylor Navas, do PSG (tem os dois guarda-redes nomeados), Manuel Neuer, do Bayern Munique e Kasper Schmeichel, do Leicester.

Em 2019, na primeira atribuição do troféu, Alisson, do Liverpool, ganhou, com Marc-André ter Stegen, do Barcelona, a ficar em segundo. Nenhum dos dois repete a nomeação em 2021 com o terceiro classificado desse ano, Ederson, a ser o único representante do trio de há dois anos.

Relativamente ao futebol feminino, destaque para a ausência da norte-americana Megan Rapinoe, vencedora da Bola de Ouro em 2019, mas ainda para a presença de cinco atletas do Barcelona. Relativamente à lista de há dois anos, repetem a primeira nomeação apenas seis jogadoras: Pernille Harder, Sam Kerr, Lieke Martens, Viviane Miedema, Wendie Renard e Ellen White.

O claro destaque vai o Barcelona com cinco atletas: Jennifer Hermoso, Irene Paredes, Lieke Martens, Sandra Panos e Alexia Putellas. Destas cinco futebolistas, quatro são espanholas, com Martens a ser natural dos Países Baixos.

As outras 15 nomeadas são:

Kadidiatou Diani (França / PSG)
Fran Kirby (Inglaterra / Chelsea)
Christiane Endler (Chile / PSG, Lyon)
Christine Sinclair (Canadá / Thorns FC)
Ashley Lawrence (Canadá / PSG)
Jessie Fleming (Canadá / Chelsea)
Viviane Miedema (Países Baixos / Arsenal)
Ellen White (Inglaterra/ Manchester City)
Pernille Harder (Dinamarca / Chelsea )
Samantha Mewis (Canadá / North Carolina Courage)
Wendie Renard (França / Lyon)
Marie-Antoinette Katoto (França / PSG)
Stina Blackstenius (Suécia/ Häcken)
Magdalena Eriksson (Suécia / Chelsea)
Sam Kerr (Austrália / Chelsea)