Os utilizadores do Instagram, do Facebook e do Whatsapp reportaram esta sexta-feira à tarde, pela segunda vez esta semana, problemas na rede social. No Twitter, a conta oficial da empresa Facebook pediu desculpa a quem não conseguiu “aceder aos produtos durante as últimas horas”. “Sabemos o quão muitos são dependentes de nós para comunicar uns com os outros”, indica, acrescentando que o “assunto já está resolvido”.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 8, 2021
Por volta das 19h30 desta sexta-feira (hora em Lisboa), o Facebook disse estar “consciente” de que algumas pessoas tenham tido “problemas para aceder às aplicações e aos produtos”. “Estamos a trabalhar para as coisas voltarem ao normal”, garantiu a marca, pedindo novamente desculpa.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 8, 2021
Durante a tarde, vários utilizadores no Twitter estão a reportar problemas, sendo que se tornou um trending topic (um dos assuntos mais comentados) em Portugal. De acordo com o portal Downdetector, o número de queixas por parte dos utilizadores aumentou nos últimos minutos. Nos Estados Unidos, houve mais de 24 mil reclamações sobre o funcionamento da aplicação.
Utilizadores de países como o México, França, Roménia, Noruega, Geórgia, Grécia registaram no portal Downdetector que estavam a ter problemas. Em Portugal, os problemas começaram a ser sentidos sensivelmente desde as 16H30.
Instagram is down again for the second time this week pic.twitter.com/DaB8zvPY0u
— Culture Crave ???? (@CultureCrave) October 8, 2021
Esta já não é a primeira vez esta semana que tal acontece. O Instagram, o Facebook e o Whatsapp estiverem em baixo por mais de seis horas na passada segunda-feira. Na altura, a empresa indicou que “a causa principal da interrupção foi uma alteração de configuração defeituosa”. A empresa referiu, na segunda-feira à noite, ainda não haver “provas de que os dados dos utilizadores tenham sido comprometidos como resultado” da interrupção.
Na altura, o Facebook fez chegar um relatório aos funcionários que identificava a interrupção como de “alto risco para as pessoas, risco moderado para os ativos e alto risco para a reputação do Facebook”, escreveu o New York Times depois de ter acesso ao documento.