789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sandes para levar, ceviches e um jardim interior: o Therapist ganhou casa no bairro de Alvalade

Este artigo tem mais de 2 anos

Depois de mudar de espaço no Lx Factory, o Therapist ganhou uma nova casa em Alvalade com direito a terraço interior, uma pequena mercearia e sandes para grab & go.

i

Manuel Manso

Manuel Manso

A história 

O comércio de bairro em Alvalade continua vibrante — em cada esquina um amigo, uma loja, um restaurante. E tropeçar nas novidades deste reduto comercial e bairrista não é surpresa, até porque brotam que nem flores na primavera, mesmo quando esta está longe do horizonte. Na rua José D’Esaguy há uma morada que ainda cheira a novo, a novo e a saudável, até porque é de lá que saem pratos coloridos, sazonais e com o foco na saúde: o Therapist ganhou uma segunda casa com direito a jardim interior com esplanada e uma horta própria.

A primeira casa nasceu em 2017 em Alcântara, no Lx Factory, onde ainda continua, apesar de ter mudado recentemente de porta para outra logo ao lado dentro deste complexo industrial lisboeta. Joana Teixeira, a fundadora do projeto, á passou por muitas fases, umas resultaram melhor que outras, até ter chegado à fórmula vencedora que têm agora a operar em Alcântara e em Alvalade. O Therapist começou como sendo uma clínica de terapias não convencionais com uma cafetaria, mas a procura por esta última ultrapassou a das terapias e obrigou Joana a mudar o foco.

O terraço do prédio tem a esplanada e uma horta

Manuel Manso

Passou assim a ser um restaurante terapêutico e funcional com raízes profundas na premissa de que a alimentação cura tudo. Cura tudo, mas não chegava a todos os que vivam na cidade, ou pelo menos não todos os dias. “Senti a necessidade de chegar a outro público, porque no Lx Factory temos muitos turistas, o que é ótimo, mas não é uma localização tão regular para quem é da cidade”, conta Joana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de alguma procura por dois ou três bairros de Lisboa que Joana já tinha debaixo de olho, acabou por encontrar o espaço ideal para alargar o negócio para um bairro mais movimentado e vivido pelas pessoas. “É um bairro com o qual nos identificamos, que tem outras marcas com as quais partilhamos os mesmos valores, como a Organii e a Maria Granel, por exemplo”, explica. “Temos muitas famílias aqui que já são nossas clientes, e eu própria tenho uma ligação emocional com este bairro onde muita vezes vou jantar ou almoçar fora com a família.”

O espaço

Os que entram pela nova porta adentro e já conhecem o espaço da Lx Factory poucas diferenças vão notar, pelo menos à primeira vista. Os tons claros transmitem aquela calma inicial — logo a começar pelas madeiras das mesas e cadeiras da Boa Safra que já eram conhecidas aos olhos do cliente habitual — e continuam lá também os  azulejos artesanais da Azucler Cerâmica, e os painéis da FICA Oficina Criativa a dar um apontamento de cor ao espaço. Também as ilustrações da artista Luísa Passos, feitas para o espaço com as plantas terapêuticas que são utilizadas na confecção, decoram as paredes.

O espaço é amplo e em tons claros. Logo à entrada está a zona de mercearia

Manuel Manso

Os verdes estão um pouco por todo o lado, com consultoria da Curae, e do teto pendem plantas, ou não fosse este um espaço completamente ligado à natureza. Logo à entrada, a pequena zona de mercearia dá as boas vindas aos clientes, com as já conhecidas granolas doces e salgadas, vendidas a granel, e os blends que são um best seller do restaurante e da loja online.

Mas o Therapist não se fica pelo primeiro piso, onde dispõe de 34 lugares. Há mais para descobrir quando se desce a escadaria ao fundo do restaurante, é ela que dá acesso à cozinha e à esplanada no terraço interior. Nesse espaço há mais 36 lugares debaixo de uma pérgola que protege em dias de sol mais intenso. O pátio interior do prédio onde o Therapist está instalado estava desaproveitado e Joana não perdeu pela demora — de um lado fez a esplanada e do outro já tem uma horta própria a deixar crescer as sementes. Sementes que já deram folhas em duas das mesas da esplanada, as únicas mesas corridas em madeira, de onde saem canteiros de manjericão no seu centro.

A cozinha foi outro detalhe que mudou completamente. Joana confessa a necessidade que já tinham em aumentar o tamanho da cozinha e quando encontraram este espaço foi o momento ideal para “fazer uma coisa a sério”. Se de um lado da escadaria se entra na esplanada, do outro há um vislumbre da enorme cozinha industrial pensada de raiz para o restaurante — com a consultoria do chef Bernardo Agrela — e que passa a ser também cozinha de produção para este e para o de Alcântara.

A cozinha foi pensada de raiz para o espaço para servir de cozinha de produção de ambos os restaurantes

Manuel Manso

Também neste piso inferior, em frente à cozinha, vai nascer o Lab by UNA Create, da responsabilidade de Marina Stefanello e Amábile Kolenda, que tem formação em gastronomia funcional e trata dos menus do Therapist. Neste Lab o foco estará nas talks e workshops sobre temas que se alinhem com a filosofia do próprio restaurante.

A comida 

Em Alvalade, o conceito de restaurante funcional mantém-se, ainda com a ajuda de Amábile Kolenda, que desenhou o menu que responde por objetivos (reset, power, immunity e mind). A carta não teve grandes alterações, até porque vai mudando sazonalmente. Mas houve duas entradas no menu onde vale a pena pousar os olhos e a boca: os ceviches e as sandes.

As sandes e os ceviches são as novidades do restaurante

Os ceviches foram pensados por Amábile, que decidiu que além de um tradicional de peixe teria também uma opção vegan, que em vez de leite de tigre tem antes um caldo de algas. Entram assim no menu um ceviche de robalo do mar (14,90 euros) e um ceviche vegan de feijão frade (7,90 euros). Quanto às sandes, o pão é da Gleba e são duas para já: uma feita com pasta de grão (7,90 euros) e outra com courgette grelhada e molho pesto (7,90 euros).

Uma  das novidades de Alvalade, por ser também um sítio onde muita gente trabalha e circula diariamente, é o balcão de grab & go, uma necessidade que Joana identificou no bairro e que decidiu implementar pela facilidade em embalar as novas sandes da carta, mas também alguns dos sumos prensados a frio no restaurante. Em breve, vai surgir também na carta uma opção para crianças, um menu infantil pensado por Joana Moura, responsável pelo projeto Jocooking.

O restante menu mantém-se ao que já estava a funcionar em Alcântara, dividido pelos quatro objetivos e onde cada prato tem uma cor diferente associada precisamente ao menu correspondente.

No menu reset há opções como almôndegas de lentilhas com salada de aveia (8,90 euros), uma salada de couve kale e miso (6,90 euros), panquecas de fruta e gelado de maracujá de stevia (4,90 euros) ou um smoothie bowl de kiwi, banana, kale e spirulina (5,90 euros). Já na opção power, há uma torrada de pasta de abacate e ovo biológico (6,90 euros), um hambúrguer rosa com salada de kale e miso (9,90 euros) ou tofu grelhado com hummus de abóbora (8,90 euros).

O menu funcional mantém-se igual ao restaurante do Lx Factory

Se o objetivo a cumprir for reforçar o sistema imunitário, com as opções do menu immunity, há para escolha pratos como uma torrada caprese com mozzarella de caju (6,90 euros), atum braseado com sésamo e quinoa de curcuma (10,90 euros), panqueca com creme de avelãs e morangos (4,90 euros).

No menu mind, há uma torrada de cavala e rúcula (6,90 euros), salmão assado com salada de couve roxa (10,90 euros), panquecas banoffee (6,90 euros) ou a smoothie bowl de açaí (6,40 euros).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora