Há muito que HoYeon Jung deixou de ser apenas um número, o 067, para sermos mais exatos e não perdermos tempo na associação ao fenómeno “Squid Game”. É das passerelles que vem a estrela da popular série da Netflix — um trampolim de tal forma eficaz que Jung é já neste momento a atriz sul coreana mais seguida na rede Instagram (soma mais de 18 milhões de fãs — 16 milhões dos quais conquistados em cerca de 20 dias — e a conta promete não ficar por aqui).

“Squid Game”. De onde vem o sucesso da série sul-coreana que está a conquistar o mundo?

A modelo tornada atriz que já desfilou para Schiaparelli, Chanel, Miu Miu, Emilio Pucci, Prabal Gurung e Lanvin deu mais um passo importante na última semana, ao tornar-se embaixadora global da gigante francesa Louis Vuitton, missão que se estende à moda, relógios e joalharia. Da Adidas à italiana Fendi, o assédio das grandes etiquetas à jovem estrela não ficam por aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jung saltou do anonimato no seu país quando se posicionou em segundo lugar na quarta temporada do formato “Next Top Model”, com apenas 20 anos. A estreia internacional aconteceria em 2016, ao serviço de Opening Ceremony, Marc Jacobs, Fendi, Rag & Bone, Alberta Ferretti e Max Mara. Corria 2017 quando desfilou para a maison dirigida por Nicolas Ghesquière. E se muitas modelos são descobertas de forma casual, a jovem de 27 anos subiu na indústria a pulso.

Natural de um subúrbio de Seul, Myeonmok-dong, trabalhou como freelancer na Fashion Week da capital coreana e foi sendo recrutada para desfiles sem ter agente. Em meia dúzia de anos, far-se-ia representar em nome próprio e além da sua participação no concurso televisivo, alcançaria um lugar na capa da edição coreana da revista Vogue.

Sul-coreana recebe milhares de chamadas depois do seu número de telefone aparecer na série “Squid Game”

Em “Squid Game”, Jung dá vida a Kang Sae-byeok, uma das participantes no bizarro e polémico conjunto de jogos que prometem um prémio de milhões a uma série de concorrentes em apuros . É uma dissidente norte-coreana que procura auxiliar financeiramente o seu irmão mais novo, personagem que a tornou uma das mais populares entre o grande público. Ao seu lado atuam Lee Jung-jae, Park Hae-soo, Heo Sung-tae, e O Yeong-su. “Quando viajava de avião e ficava em hotéis, passava a maior parte dos meus dias a ver filmes. Depois cada vez pensava mais e mais sobre o meu papel na humanidade. Quem sou eu? O que significa ser humano? A resposta a essas questões foi-me dada pela representação”, justificou a atriz em entrevista à Vogue.

Com os já célebres uniformes verdes, em “Squid Game”

“Squid Game” foi a primeira audição em que participou, admitindo que jamais pensou que a série atingisse semelhante sucesso. “Estava apenas contente por ter ficado com o papel. Nunca sonhei que se ia tornar um fenómeno global”.