O Presidente da República Checa, Milos Zeman, foi transferido para os cuidados intensivos depois de ter sido hospitalizado este domingo de manhã, indicou o seu médico.

“Neste momento, o paciente está internado numa unidade de cuidados intensivos (UCI) no Hospital Universitário Militar de Praga”, referiu o médico Miroslav Zavoral, em declarações aos jornalistas, afirmando não poder ainda dar informações sobre o diagnóstico.

Milos Zeman, que se encontra doente há já algum tempo, começou este domingo por receber o atual primeiro-ministro populista Andrej Babis, na sequência das eleições legislativas deste sábado, mas, logo após a reunião foi anunciado que teria de ser internado com urgência, o que deixa num limbo o processo de nomeação do novo governo.

O anúncio dos resultados das eleições indica que o partido de Babis (ANO) obteve 27,14% dos votos enquanto a coligação opositora de centro-direita SPOLU (‘Juntos’), liderada por Petr Fiala, obteve 27,78% os votos.

Perante estes resultados há alguma indefinição sobre quem será convidado pelo Presidente para liderar o próximo governo.

Na noite de sábado, o líder dos ‘Juntos’ posicionou-se para formar o próximo governo, declarando ter um mandato “forte”, e que Milos Zeman teria de ter esse dado em conta. Porém, antes da votação, o Presidente — a quem, constitucionalmente, cabe designar o novo primeiro-ministro — insinuou que escolheria Babis, que partiu como favorito para estas eleições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR