Cada vez mais as pessoas procuram alojamentos que se diferenciem dos demais, e que, além de comodidade e descanso, possam igualmente proporcionar experiências únicas e tenham uma história peculiar por trás da sua criação.

Hotéis pouco convencionais tornaram-se cada vez mais populares, e convidam viajantes a pernoitar em cenários saídos de ecrãs de cinema ou imaginados por artistas surrealistas.

Conheça aqui sete hotéis que convidam os seus visitantes a uma experiência única,  numas férias de sonho diferentes do habitual.

1. Hobbit Stockholm, Nacka (Suécia)

O lançamento da trilogia cinematográfica do Senhor dos Anéis marcou o setor turístico de todo o mundo, com a Nova Zelândia a receber turistas que procuravam conhecer as paisagens utilizadas nos filmes, inspiradas pelo trabalho de J. R. R. Tolkien.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Casas inspiradas na vila dos hobbits, povo do universo de Senhor dos Anéis, começaram a surgir um pouco por todo o mundo.

Quem não quiser, ou não puder, deslocar-se até à Nova Zelândia, pode pernoitar numa destas casas de porta circular debaixo da terra no hotel “Hobbit Stockholm”, um bed and breakfast localizado em Nacka, na Suécia. Com vista para a praia, este alojamento está igualmente decorado a rigor no seu interior, transportando os seus visitantes para o mundo de Tolkien mesmo numa refeição ou num momento de descanso.

2. Crazy House, Dalat (Vietname)

Desenhada pelo arquiteto Dang Viet Nga, a Crazy House, outrora conhecida como a Hang Nga Villa, é um hotel inaugurado em 1999 que procura conectar os seus visitantes com a natureza.

Localizado numa região montanhosa no sul do Vietname, o edifício assume uma estrutura e desenho semelhantes a uma árvore, e inclui escultura de girafas, ossos, pássaros e outros animais, situadas nas dez habitações temáticas do hotel.

Segundo o criador da Dang Viet Nga, cada habitação tem um significado próprio. A sala das formigas, por exemplo, representa os vietnamitas. Já a sala do tigre é uma referência ao povo chinês.

3. Hotel Quinta Real Zacatecas, Zacatecas (México)

Este complexo de cinco estrelas inaugurado em 1989 apresenta uma particularidade: foi construído na praça de touros de São Pedro, construção datada do século XIX.

As suítes do hotel Quinta Real Zacatecas apresentam um estilo colonial, decoradas com antiguidades e diversas obras de arte, e estão dispostas em torno do pátio principal onde ocorriam as atividades tauromáquicas

4. Free Spirit Spheres, Qualicum Beach (Canadá)

Muitos hotéis ao redor do mundo têm como tema principal as casas nas árvores que atravessam o imaginário de qualquer criança. O que Free Spirit Spheres tem de diferente dentro deste conceito é o facto de as suas habitações não serem as típicas estruturas de madeira associadas a uma casa na árvore.

Aqui, os visitantes dormem em esferas de madeira penduradas no arvoredo, que relembram os ninhos esféricos de pássaros como as andorinhas. Situado na ilha de Vancouver, no Canadá, o hotel oferece a quem nele desejar pernoitar, a possibilidade de realizar, de entre outras, atividades como pesca, snowboard (caso seja Inverno), trilhos de caminhada e ainda caiaques.

5. Skylodge Adventure Suites, Perú

Para quem sofre de vertigens, este poderá, porventura, não ser o alojamento ideal, mas para aqueles para os quais a altitude não seja um problema, o Skylodge Adventure Suites dispõe de quatro cápsulas de cristal cravadas na montanha, a 350 metros do solo.

Cada um destes módulos, localizado em pleno Vale Sagrado dos Incas, perto de Machu Picchu, tem capacidade para quatro pessoas e inclui ainda uma casa de banho privada. Uma das cápsulas serve de restaurante para os visitantes que permaneçam em qualquer uma das outras três habitações.

6. Hotel Can Sleep, Dinamarca

Perto do lago Skandeborg, na Dinamarca, este hotel é o sonho de qualquer apreciador de cerveja. O alojamento consiste num conunto de latas de cerveja de 3,8 metros de altura que recriam os recipientes da marca dinamarquesa Royal Unibrez.

Dispostas em packs de seis, são no total 121 as habitações deste hotel da Dinamarca. Cada uma dispõe de dois andares, sendo que no rés do chão está um pequeno salão com minibar, e o primeiro andar possuiu uma cama de casal de forma redonda e uma claraboia para observar as estrelas depois de um dia festivo.

O hotel, contudo, só abre portas durante o mês de agosto, que coincide com o festival dinamarquês de música, Smukfest.

7. Clown Motel, Tonopah (Nevada)

Conhecido como o motel mais aterrador dos Estados Unidos da América, este é o único alojamento em quilómetros possível de encontrar no deserto de Tonopah, no Estado norte-americano do Nevada.

Além das decorações, onde o objeto principal é o palhaço, e que relembra os filmes de terror americanos, o motel está situado ao lado de um cemitério abandonado, e é um ponto de paragem para motoristas de camiões, além dos amantes de cinema de terror.

A receção do motel possui uma figura de palhaço em tamanho real, sentada numa cadeira, e o estabelecimento ainda estantes cobertas por mais de dois mil bonecos.