Está finalmente livre, desde o sábado passado, o alce que vagueava pelo Estado norte-americano do Colorado com um pneu ao pescoço. O animal já era conhecido há pelo menos dois anos, e os guardas florestais já tinham tentado tirado o pneu noutras ocasiões, mas sem sucesso.

Os guardas-florestais do organismo Colorado Parks and Wildlife (CPW) — que gere e protege as florestas e a biodiversidade naquele Estado — tiveram de tranquilizar o animal e cortar-lhe os chifres primeiro. O alce tinha quatro anos e meio, e pesava aproximadamente 270 quilogramas, segundo a estimativa dos agentes.

7 fotos

“O pneu estava apertado”, disse Scott Murdoch, um dos guardas da CPW, num comunicado emitido pela entidade. “Não foi fácil tirá-lo, tivemos de o mexer de uma forma específica porque não o estávamos a conseguir cortar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Preferíamos ter cortado o pneu e deixar os chifres para a sua época do acasalamento, mas a situação era dinâmica e tivemos de tirar o pneu da forma possível”, acrescentou Murdoch.

Assim que o animal ficou livre, os agentes Murdoch e Swanson ficaram “surpreendidos” com o estado do seu pescoço, que tinha apenas “o pelo arranhado” e uma “pequena ferida”, sem grandes lesões.

Além da dificuldade em cortar o pneu, Dawson Swanson, o outro agente que esteve no local, a tranquilização do animal também foi um desafio, devido “à curta-distância de ação do equipamento” juntamente com o movimento dos restantes animais.

“Consegui ficar em boa posição algumas vezes para disparar [o sedativo], mas os outros animais ou outros obstáculos bloqueavam a visão” e a oportunidade perdia-se, disse Swanson. Mas finalmente conseguiu.

Segundo Dawson Swanson, o animal foi visto por um residente local nas redondezas da sua casa juntamente “com outros 40 alces”, que deram o alerta à CPW.

Não foi a primeira vez que os agentes tinham tentado tirar o pneu do pescoço do animal. O alce foi identificado pela primeira vez em 2019 por um outro guarda-florestal. Desde então o animal vagueou pelo estado do Colorado, tendo sido visto nos Condados de Jefferson e Park, e desaparecendo por longos períodos de tempo, em particular no inverno.

A CPW publicou no Twitter um vídeo que mostra o alce com o pneu ao pescoço ao longo dos últimos dois anos.