O primeiro-ministro citou esta terça-feira Mahatma Gandhi para associar o bem-estar animal “à grandeza de uma nação”, numa sessão em que falou sobre educação para a cidadania, mas não sobre o Orçamento do Estado para 2022.

António Costa e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, estiveram esta terça-feira na entrega de prémios da primeira edição do “Prémio Gandhi de Educação para Cidadania”, na Comunidade Hindu de Lisboa, cerimónia que também contou com a presença do embaixador da Índia em Portugal.

No seu breve discurso, o líder do executivo debruçou-se sobre dois assuntos: o “bem-estar animal”, tema da primeira edição do prémio, e a proteção dos oceanos, que será o tema da próxima edição.

“Mahatma Gandhi é seguramente uma das figuras mais notáveis e inspiradoras do século XX. Foi um grande humanista, um grande lutador pela liberdade, pela tolerância e pela afirmação da força das ideias contra uma cultura de violência”, declarou o primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Costa disse depois ter tido a honra, a convite do chefe do Governo da Índia, Narendra Modi, de ter feito parte em 2019 do comité internacional para a celebração dos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi.

Numa alusão a uma das matérias que ganhou maior relevância na vida política portuguesa nos últimos anos, António Costa citou Gandhi: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados”.

“Neste mundo em que vivemos, vivemos seguramente uns para os outros, mas temos de viver também para os outros seres vivos que connosco compartilham a vida na terra. Esses, a que designamos animais, merecem o nosso cuidado, a nossa atenção e a garantia do seu bem-estar”, afirmou, numa alusão ao tema da primeira edição deste prémio e que também é uma das prioridades de ação do PAN.