O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vão participar esta terça-feira na cerimónia de entrega do prémio Gandhi de Educação para a Cidadania dedicado, na sua primeira edição, ao bem-estar animal.

Na cerimónia, que decorre às 11h00 no Templo da Comunidade Hindu, em Lisboa, serão entregues os selos “Escola Gandhi” às 30 escolas vencedoras, numa lista de 50 projetos finalistas.

Governo anuncia Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De Braga a Olhão, foram escolhidas 30 escolas para receber o primeiro prémio Gandhi, por iniciativas como jardins sustentáveis, programas educativos, projetos de intervenção comunitária ou campanhas de sensibilização.

Este Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania vem reconhecer escolas que estimulam a participação ativa das nossas crianças e dos nossos jovens na construção crítica de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, sempre na defesa da democracia e na defesa dos direitos humanos”, sublinha o ministro da Educação numa mensagem enviada à agência Lusa.

Para Tiago Brandão Rodrigues, que aponta a atualidade dos ideais de Gandhi, ser uma “Escola Gandhi” é “ser uma escola que proativamente desenvolve projetos que ensinam a conhecer e a escutar os outros, uma escola que promove o bem-estar e uma escola que dá liberdade à criatividade”.

O prémio Gandhi foi anunciado pela primeira vez em dezembro de 2019 pelo primeiro-ministro numa visita oficial à Índia no âmbito das comemorações do 150.º aniversário de Mahatma Gandhi.

Na altura, António Costa explicou que o objetivo deste prémio seria promover os ideais de Gandhi e que a primeira edição, dedicada ao bem-estar animal, foi inspirada pela citação em que Gandhi afirma que “a grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados“.

O objetivo é reconhecer projetos de escolas que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

A iniciativa destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, sendo privilegiado o envolvimento de alunos de diferentes anos de escolaridade.