O Governo vai apresentar na quarta-feira o programa ARRIBAR destinado à inclusão social e profissional de jovens privados de liberdade e que será implementado, numa primeira fase, em dois centros educativos e um estabelecimento prisional.

O projeto resulta de um protocolo que será assinado, também na quarta-feira, entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Em comunicado, o IPDJ explica que o objetivo é promover “respostas integradas para a inclusão dos/as jovens privados/as de liberdade, designadamente jovens com idades entre os 16 e os 20 anos que se encontram nos Centros Educativos e, entre os 16 e os 24 anos, para os que estão em Estabelecimentos Prisionais”.

A inclusão dos jovens será feita pelo desenvolvimento das suas competências pessoais, digitais e sociais através de atividades culturais, designadamente o teatro, cinema, música e ateliês artísticos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para já, o programa ARRIBAR só será desenvolvido em três instituições – Estabelecimento Prisional do Linhó, em Alcabideche/Cascais, no Centro Educativo Padre António Oliveira, em Caxias/Oeiras, e no Centro Educativo Santo António, no Porto – através de três projetos-piloto.

“A execução dos projetos-piloto será da responsabilidade das associações Cooperativa Cultural Rua da Cusca e Associação SAPANA (ambas através da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ); e Espaço T – Associação para o Apoio à Reintegração Social e Comunitária (através da Direção Regional do Norte do IPDJ)”, acrescenta o comunicado.

A assinatura do protocolo acontece na quarta-feira, pelas 15h00, no Estabelecimento Prisional do Linhó, e contará com a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Durante a cerimónia será feita uma demonstração de atividades dinamizadas pelas entidades parceiras junto dos jovens e haverá também um momento musical com a participação de jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria.