Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau subiram esta terça-feira o nível de alerta de tempestade, com a aproximação do ciclone tropical severo Kompasu.

As autoridades emitiram o sinal 8, quando o ciclone se encontrava a cerca de 450 quilómetros a sueste sueste de Macau.

Entre a madrugada e o início da manhã de quarta-feira, o Kompasu vai passar a cerca de 400 quilómetros, no ponto mais próximo do território.

Os SMG informaram ainda que, nas próximas horas, podem ocorrer inundações em zonas baixas da cidade.

Macau emite sinal 1 para ciclone tropical severo Kompasu

As autoridades determinaram o encerramento de parques de estacionamento e a suspensão dos centros de testagem e vacinação contra a Covid-19.

Quatro centros de abrigo de emergência estão em funcionamento: Centro de Abrigo de Tempestade Tropical da Ilha Verde, Campo dos operários da Associação Geral dos Operários de Macau, Centro de Acção Social da Taipa e Coloane (Sucursal da Taipa) e Escola Superior das Forças de Segurança de Macau.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau causou 40 feridos.

Um ano antes, em agosto, o tufão Hato, posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais, tinha causado 10 mortos e 240 feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR